Nosso

Blog

Plano Odontológico: um benefício para seus colaboradores sorrirem com mais alegria

Segundo a Organização Mundial de Saúde , no mundo todo mais de 20% das faltas laborais na indústria têm como origem problemas de saúde bucal, levantando a questão da importância de um plano odontológico para colaboradores. Este benefício evita problemas dependentes que, além de provocar desconforto físico notório, causa dores, afeta a estética – e consequentemente o emocional do trabalhador – e reduz a produtividade nas funções treinadas.

Magicel vai explicar o que pode ser feito para que este benefício seja implementado com sucesso na sua empresa. Acompanhe!

Por que o benefício é importante?
Os tratamentos tratados e os serviços odontológicos possuem um custo muito elevado para grande parte das pessoas. A empresa, ao adotar este benefício, estará confiante não apenas para a manutenção de seu quadro de talentos, mas envolverá vidas. Ao facilitar este acesso por meio de um plano odontológico, a autoestima dos colaboradores melhora e isso se reflete nas rotinas das equipes.

Dentre as maiores causas de ausência do trabalho em virtude de problemas de saúde na boca, encontramos situações como:
– dores e abscesso
– tempo de recuperação pós-cirúrgicas
– tratamento de remoção do tártaro e
– restauração de coroas

Quais os benefícios de um plano odontológico?
Só o fato de receberem tratamento odontológico em casos iniciais de algum problema já vale o benefício . Para as empresas, existe o fator de prevenção. Ter em seu quadro colaboradores que estejam com dores, ou algum problema mais grave, pode gerar ausências que poderiam ser evitadas.

Ter um plano odontológico é a forma mais interessante para empresas auxiliarem seus colaboradores e manterem a saúde bucal em dia – o mesmo conceito do plano de saúde tradicional . O colaborador que se ausenta por um problema clínico também se afasta quando há um problema mais sério em seus dentes, então faz muito sentido incentivar visitas regulares ao dentista.

Com este benefício aplicado no pacote geral oferecido pela empresa, o resultado é:
– Menos visitas ao dentistas
– Menos chances de um problema grave acontecer e
– Menos dias de faltas em casos de uma intervenção mais incisiva

E para o colaborador?
A chance de um colaborador perceber com bons olhos uma empresa que fornece este benefício é gigante. Já citamos neste blog que muitos colaboradores optaram trabalhar em uma empresa pelo pacote de benefícios e isso engloba planos de assistência odontológica.

Que pessoa não gostaria de trabalhar em uma empresa que permite melhorar sua qualidade de vida?
Ao criar um pacote de benefícios com plano odontológico, esta atenção aos dentes aumenta o nível de confiança de qualquer candidato à vaga de trabalho e de quem já está trabalhando. Quem possui cobertura odontológica correta, bem aplicada e devidamente incentivada, vai aproveitar para realizar exames preventivos, zerando ocorrências mais graves no futuro.

Mais ainda: os colaboradores têm a possibilidade de adicionar familiares, principalmente filhos, como dependentes para usufruir de todos os benefícios como:
– exames preventivos
– limpeza de dentes
– atendimento em casos de emergência
– obturações
– extrações simples, como no dente do siso

O plano odontológico está sendo levado em consideração pelas empresas?
Temos um quadro muito estável, porém ainda longe do ideal. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o número de beneficiários de planos de saúde referentes ao mês de fevereiro de 2023, o Brasil registrou 50.335.453 usuários em planos de assistência médica, enquanto os planos exclusivamente odontológicos tiveram 30.732.848 usuários. O volume é considerado um recorde para o setor, que cresce pelo 13º mês consecutivo, mas ainda não acompanha o volume de pessoas com o benefício do plano de saúde.

Dentre os pontos positivos destacamos:
– a economia por parte do empregado por não precisar ir em consultas particulares caras demais
– acesso aos tratamentos preventivos que não seriam corriqueiros caso o benefício não estivesse à disposição

Pensando neste aspecto, quem sempre precisou de algum tipo de tratamento e nunca conseguiu realizar, pode aproveitar para deixar a saúde bucal em dia. Isso acontece pois os tratamentos são caros e este alto custo acabando afastando as pessoas que preferem tratar outros problemas e deixar os dentes em segundo plano. Quando uma empresa entrega o benefício de um convênio odontológico, este valor deixa de ser um problema. O colaborador vai aproveitar ao máximo.

Produtividade melhora com planos odontológicos
As empresas percebem que este benefício contribui com o aumento da produtividade. Quanto melhor estiver o estado de saúde do colaborador, menos faltas acontecem e a empresa não arrisca perder um colaborador quando mais precisa devido a um problema nos dentes.

Magicel incentiva justamente que as empresas estimulem seus colaboradores sobre a importância da saúde bucal preventiva para evitar todos os problemas mais corriqueiros que acontecem no Brasil:

  • Cárie: causada essencialmente pela má alimentação aliada com uma escovação insuficiente dos dentes com higiene bucal precária.
  • Mau hálito: no trabalho, este problema causa até mesmo situações de constrangimento social quando os colegas não têm coragem de alertar que um funcionário está com mau hálito. Muitas são as origens do mau hálito, mas os dentes mal cuidados fazem parte deste pacote. Basta uma boa orientação, incentivando o uso do fio dental e visitas ao dentista, para que este quadro seja melhor.
  • Dente quebrado ou falta de dentes: outro fator de baixa estimativa em ambientes de trabalho, a ausência de dentes ou dentes fraturados também podem ser evitados com orientação de um dentista. Quando há um acidente, evidentemente a perda do dente não é culpa do funcionário, mas muitas das quedas são causadas por má higiene bucal e doenças relacionadas.
  • Placa bacteriana: este acúmulo de bactérias e restos de alimentos nos dentes é outra situação que pode ser evitada ao ter a orientação de um dentista. A má escovação dos dentes é a principal causa da placa que pode evoluir para situações mais complicadas.
  • Tártaro: esta é a doença mais comum que nasce a partir da falta de tratamento da placa podendo, inclusive, tocar a gengiva.

Sua empresa precisa do plano odontológico
Empresas grandes, médias, pequenas, com anos de mercado ou que estão ainda começando… independentes do porte, precisam elevar seus talentos com este benefício. Os colaboradores estão dispostos a ter esta cobertura odontológica e ter todos os benefícios – sejam consultas preventivas ou tratamentos de algo que pode se agravar.

Fale com a Magicel sobre como ter este benefício para seus colaboradores!

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Colaboradores mais saudáveis ​​são mais felizes. As empresas...

A pandemia mudou tudo, e um dos...

Dentre todos os benefícios que uma empresa...

Ver mais