Benefícios para colaboradores e o impacto positivo na saúde mental no trabalho
Gestão de Benefícios
saúde mental no trabalho

A saúde mental dos funcionários é um aspecto importante a ser trabalhado dentro das empresas. Com uma gestão de benefícios bem administrada, além de melhorias como redução de turnover, há vantagens também para a saúde mental dos colaboradores.

O clima empresarial pode ser desafiador e exigente, em alguns momentos. Isso afeta diretamente o estado mental dos funcionários, o que causa um aumento nas taxas de absenteísmo e redução na produtividade do seu time de colaboradores. Descubra como a Gestão de Benefícios pode ter um impacto positivo na vida de seus funcionários.

 

Saúde mental no trabalho: um panorama geral

No cenário atual, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 30% dos trabalhadores convive com algum tipo de transtorno mental, sendo entre elas, 300 milhões de pessoas com transtornos de depressão e 260 milhões com transtornos de ansiedade.

No Brasil, doenças e transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos pela previdência social. Esses prejuízos são contados não somente com a perda de mão de obra no mercado, mas também em produtividade.

Em 2010, de acordo com artigo publicado na revista de saúde The Lancet, é estimado perdas mundiais de US$ 2,5 e 8,5 trilhões, atribuídos a doenças mentais e neurológicas. A expectativa, de acordo com a mesma pesquisa, é que esse valor duplique até 2030, caso nenhuma ação seja tomada.

 

saúde mental no trabalho

 

Burnout: o excesso de stress pode causar perdas

A Síndrome de Burnout – também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional – é um transtorno causado pelo excesso de trabalho, causando exaustão, estresse e esgotamento físico.

Dados da International Stress Management Association (ISMA-BR) revelam que, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout. Ainda de acordo com a associação, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais sofrem com o transtorno.

Esse cenário pode ser tratado com mudanças no ambiente de trabalho e condições melhores de benefícios para seu colaborador, por exemplo.

 

saúde mental do colaborador

 

Benefícios para colaboradores: um impacto positivo na saúde mental

Cada vez mais, os colaboradores se mostram interessados em receber mais benefícios, em favorecimento de seu bem-estar. Um estudo divulgado na revista Forbes aponta que 60% dos trabalhadores estariam dispostos a receber melhores benefícios, ao invés de receberem salários maiores.

Baseado neste cenário, a escolha de oferecer um bom plano de saúde empresarial pode ser o primeiro passo para impactar, positivamente, a saúde mental de seus funcionários. Porém, para evitar altos valores neste investimento, é crucial contar com uma solução em Gestão de Benefícios ou, mais especificamente, em Gestão de Saúde, para auxiliar em escolhas mais assertivas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Metlife, que pode ser conferida em nosso site – clicando aqui, 43% dos colaboradores estão mais satisfeitos em empresas que focam no bem-estar das pessoas. Isso mostra que as empresas devem avaliar incluir programas de saúde mental, com objetivos definidos de acordo com a estratégia da empresa.

 

colaborador feliz - Magicel

 

Outros tipos de benefícios também podem auxiliar o funcionário na busca de bem-estar e manutenção de sua saúde mental, sendo eles, o incentivo à cultura e entretenimento (através de vale-cultura, por exemplo), premiações em viagens e, até mesmo, um programa de benefícios e descontos. Tudo isso pode ser alinhado, conforme a estratégia da sua empresa, através de uma Gestão de Benefícios eficiente.

Para auxiliar as empresas na busca da melhor saída para um impacto positivo na saúde mental dos colaboradores, a Magicel atua na implementação dos melhores benefícios para sua empresa, baseado na realidade de seu negócio!

Atuamos com base em uma estratégia humanizada, que olha para sua empresa como um todo. Assim, o time Magicel administra, busca e implementa vantagens e benefícios capazes de aumentar o bem-estar entre os seus colaboradores. Saiba mais sobre nossa atuação em Gestão de Benefícios e conheça hoje mesmo nossa solução!

Navegue por Categorias

Conheça a
Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios