Benefícios Flexíveis: entenda como gerenciar
Artigo | People Solutions

Por: Jorge Cabral – Sócio-Diretor

Investir em benefícios flexíveis gera vantagens que vão além da satisfação dos colaboradores. Para isso, é fundamental que a organização tenha um programa de benefícios eficiente, bem operacionalizado e que faça sentido para o perfil dos seus colaboradores.  

Uma boa gestão de benefícios irá gerar valor como estratégia de gestão de pessoas. Por consequência, sendo o capital humano o principal ativo dos negócios, seu engajamento irá gerar produtividade e crescimento.  

É sempre importante lembrar que os benefícios oferecidos precisam atender as obrigações legais e ser coerentes com os desejos e as necessidades dos profissionais. Isso exige que o RH tenha um bom conhecimento do perfil dos seus colaboradores, além de estar por dentro do que o mercado oferece.  

Para você entender melhor como fazer isso, recentemente, escrevi um artigo explicando como implementar o sistema de benefícios flexíveis. Recomendo a leitura para compreender melhor como iniciar esse processo. 

Mas, vamos ao assunto principal deste artigo, que é uma das últimas fases da implementação dos benefícios flexíveis: o gerenciamento. 

Para a efetivação do sistema, é fundamental a utilização de uma plataforma especializada em benefícios flexíveis. Isso irá facilitar a visualização, escolha e gerenciamento dos benefícios, tanto por parte do RH como dos colaboradores. 

Plataformas como a Tutto Gestão e Tecnologia, dão visibilidade aos detalhes de cada benefício, além de automatizar todo o processo de aquisição. Ainda realiza os cálculos referentes a folha, propiciando ao colaborador um ambiente para acompanhamento e solicitações do seu pacote.  

Desta forma, a empresa reduz custos e automatiza vários processos, tornando tudo mais ágil e fácil. A plataforma também serve como o principal meio de comunicação entre o colaborador e o RH. Com a possibilidade de realizar todo processo de dúvidas, inclusões (dependentes) e entre outras várias outras funcionalidades. 

Nessas ferramentas de gestão, é possível ter acesso a relatórios completos do programa de benefícios. Permitindo que o RH apure os custos do programa, sendo qual participação do empregado e empregador, ajudando a demonstrar o total de investimento que a companhia faz em benefícios.

A plataforma ainda oferece ainda informações estratégicas, possibilitando o acompanhamento de dados a respeito dos benefícios.  

Com o acesso a esses relatórios, a empresa pode monitorar as escolhas e entender quais benefícios são pouco escolhidos ou até mesmo não utilizados. Viabilizando assim uma possível readequação no pacote ofertada ao colaborador no próximo ano, impactando diretamente a satisfação de todos.  

Feitos todos os passos descritos no artigo anterior e definida a plataforma que vai operacionalizar tudo, chegamos a última parte do processo: apresentação do novo sistema. 

É muito importante oficializar a nova metodologia para os colaboradores com clareza. É preciso explicar as mudanças e apresentar, detalhadamente, o funcionamento do novo sistema de benefícios.  

É interessante realizar uma apresentação a respeito da plataforma e disponibilizar para uma simulação do sistema, antes de implantá-lo em de definitivo. Sempre deixe bem claro para todos o prazo mínimo de permanência com cada benefício e o período que será disponibilizado para alteração do pacote.  

Se você está pensando em implementar em sua empresa, entre em contato conosco, será um prazer te ajudar neste processo.

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça o
People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions