Por: Jorge Cabral – Sócio-Diretor
Investir em benefícios flexíveis gera vantagens que vão além da satisfação dos colaboradores. Para isso, é fundamental que a organização tenha um programa de benefícios eficiente, bem operacionalizado e que faça sentido para o perfil dos seus colaboradores.
Uma boa gestão de benefícios irá gerar valor como estratégia de gestão de pessoas. Por consequência, sendo o capital humano o principal ativo dos negócios, seu engajamento irá gerar produtividade e crescimento.
É sempre importante lembrar que os benefícios oferecidos precisam atender as obrigações legais e ser coerentes com os desejos e as necessidades dos profissionais. Isso exige que o RH tenha um bom conhecimento do perfil dos seus colaboradores, além de estar por dentro do que o mercado oferece.
Para você entender melhor como fazer isso, recentemente, escrevi um artigo explicando como implementar o sistema de benefícios flexíveis. Recomendo a leitura para compreender melhor como iniciar esse processo.
Mas, vamos ao assunto principal deste artigo, que é uma das últimas fases da implementação dos benefícios flexíveis: o gerenciamento.
Para a efetivação do sistema, é fundamental a utilização de uma plataforma especializada em benefícios flexíveis. Isso irá facilitar a visualização, escolha e gerenciamento dos benefícios, tanto por parte do RH como dos colaboradores.
Plataformas como a Tutto Gestão e Tecnologia, dão visibilidade aos detalhes de cada benefício, além de automatizar todo o processo de aquisição. Ainda realiza os cálculos referentes a folha, propiciando ao colaborador um ambiente para acompanhamento e solicitações do seu pacote.
Desta forma, a empresa reduz custos e automatiza vários processos, tornando tudo mais ágil e fácil. A plataforma também serve como o principal meio de comunicação entre o colaborador e o RH. Com a possibilidade de realizar todo processo de dúvidas, inclusões (dependentes) e entre outras várias outras funcionalidades.
Nessas ferramentas de gestão, é possível ter acesso a relatórios completos do programa de benefícios. Permitindo que o RH apure os custos do programa, sendo qual participação do empregado e empregador, ajudando a demonstrar o total de investimento que a companhia faz em benefícios.
A plataforma ainda oferece ainda informações estratégicas, possibilitando o acompanhamento de dados a respeito dos benefícios.
Com o acesso a esses relatórios, a empresa pode monitorar as escolhas e entender quais benefícios são pouco escolhidos ou até mesmo não utilizados. Viabilizando assim uma possível readequação no pacote ofertada ao colaborador no próximo ano, impactando diretamente a satisfação de todos.
Feitos todos os passos descritos no artigo anterior e definida a plataforma que vai operacionalizar tudo, chegamos a última parte do processo: apresentação do novo sistema.
É muito importante oficializar a nova metodologia para os colaboradores com clareza. É preciso explicar as mudanças e apresentar, detalhadamente, o funcionamento do novo sistema de benefícios.
É interessante realizar uma apresentação a respeito da plataforma e disponibilizar para uma simulação do sistema, antes de implantá-lo em de definitivo. Sempre deixe bem claro para todos o prazo mínimo de permanência com cada benefício e o período que será disponibilizado para alteração do pacote.
Se você está pensando em implementar em sua empresa, entre em contato conosco, será um prazer te ajudar neste processo.