“Chefe” é coisa do passado, o futuro precisa de líderes e não quaisquer líderes: profissionais com uma liderança de alta performance. Desafiador? Com certeza, mas precisamos buscar nos aperfeiçoar o quanto antes, caso contrário, a gestão de pessoas passará a ser cada vez menos eficiente e mais preocupante.
Quando falamos sobre “Gestão de Pessoas”, quais as qualidades de um bom líder vêm em sua mente, gestor? É muito provável que as qualidades apontadas por você estejam diretamente ligadas a toda a sua bagagem. No entanto, é necessário compreendermos que as coisas evoluem, e com isso, diversos aspectos ligados ao mundo corporativo também.
Uma pessoa considerada um bom “chefe” a alguns anos atrás, pode encontrar dificuldades de ser um bom “líder” nos dias de hoje. Isso porque o que o futuro espera de nós é uma liderança de alta performance e não mais apenas alguém capaz o suficiente para supervisionar outros profissionais.
Gestores que ainda não pararam para pensar nesse cenário, podem estar se deparando com diversos conflitos, com uma rotatividade de pessoal altíssima, reclamações diárias e, consequentemente, ineficiência em todos os processos da empresa.
Enquanto os mesmos não se debruçarem sobre a necessidade de aperfeiçoar a sua liderança de alta performance, esses problemas só tendem a piorar, resultando em uma Gestão de Pessoas ineficiente e preocupante.
Nós queremos te ajudar, gestor, sabemos que essa qualificação só será possível a partir de muita informação. Portanto, hoje separamos 5 maneiras de você começar a exercer uma liderança de alta performance. Vem com a gente!
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Estimule a responsabilidade do setor
Um líder só é um líder se ele tiver uma equipe qualificada para liderar. Ou seja, é importante que você sempre consulte sua equipe antes de tomar decisões, pois assim, você estará fazendo com que os seus colaboradores se tornem mais participativos. Além do fato de que quanto mais troca houver entre vocês, mais chances de resultados positivos você terá.
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Pense no coletivo
Um dos maiores problemas das antigas gerações de gestores, é achar que o mais indicado para um “líder” é agir de forma individual. Na realidade, a prática exige o contrário. O líder, embora primordial para a empresa, necessita de sua equipe para prosseguir com o pleno funcionamento do setor. Por isso, comece a descentralizar as atividades, crie uma cultura que incentive o crescimento pessoal dos profissionais e identifique oportunidades de testar a qualificação de cada um. Quando um profissional cresce, a empresa cresce como um todo.
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Seja ágil e cobre agilidade em relação a retornos
O comprometimento com retornos é imprescindível para alcançar uma liderança de alta performance. Isso porque muitos colaboradores, respeitando a hierarquia, costumam fazer solicitações a seus gestores e tendo um retorno muito tardio. Independente da sua agenda cheia ou não, cabe ao bom líder comprometer-se com o colaborador a dar-lhe uma resposta. Seja ela qual for.
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Utilize a comunicação ao seu favor
Feedback – a palavra chave de uma liderança de alto desempenho. É importadíssimo que você comunique os seus ideais, as suas expectativas, a sua insatisfação. Os seus colaboradores só vão crescer e, consequentemente, fazer a equipe crescer, se eles souberem se estão no caminho certo, ou se precisam melhorar. Diante disso, elogie quando achar necessário, faça correções particulares de uma forma amigável, prefira a comunicação verbal ao invés da escrita, e sempre seja transparente com todos.
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Estabeleça uma cultura
É fundamental que os seus colaboradores criem um significado para as suas atribuições, de uma forma que o faça se sentir pertencente de tudo aquilo. Ou seja, criar um propósito para a sua marca, expressar a importância que cada colaborador possui dentro do seu negócio, esclarecer objetivos e traçar metas junto com eles, tornará todos os processos muito mais eficientes e objetivos.
Com uma gestão de pessoas atuante, será possível montar equipes mais engajadas e desenvolver a sua liderança de alta performance. Para isso, basta se manter atento as novidades do mercado e estar disposto a aprender com elas.
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