Aquela imagem de um Departamento de Recursos Humanos atarefado com demandas de ponto, recrutamento, treinamentos e desligamentos já ficou para trás. É claro, não que essas tarefas tenham sido retiradas do dia a dia. Mas, o setor vem assumindo, cada vez mais, um papel de protagonismo dentro das organizações.
O presente e o futuro do RH revelam uma participação ativa nas decisões da empresa, considerando seu perfil estratégico e conciliador. Em meio à gestão de pessoas, a aplicação de políticas diversas e desenvolvimento individual dos colaboradores, o RH se tornou um grande aliado do negócio.
Tem ficado cada vez mais claro para o mercado que, sem um RH bem estruturado e alinhado com as demais áreas da companhia, os negócios ficam prejudicados, sem a produtividade e agilidade necessárias para manter a competitividade no cenário econômico atual.
As intervenções estratégicas do RH mostram a evolução do departamento, que antes atuava executando atividades operacionais e agora tem desempenhado um papel de destaque. O principal facilitador dessa evolução é a tecnologia, que contribuiu com a modernização do setor. A automatização de tarefas repetitivas, faz com que sobre mais tempo para focar em atividades que realmente agregarão valor à empresa.
Mas, apesar de ressaltamos a importância da tecnologia nos processos de gestão de pessoas, não podemos esquecer de falar das pessoas. É preciso lembrar que nem tudo pode ser automatizado, que ainda há relações humanas e, portanto, existe e continuará existindo pessoas por trás e à frente das máquinas.
A influência da Globalização no RH
O processo de globalização ainda é criticado por algumas pessoas mais conservadoras dentro do RH, sob a ameaça de diminuir o número de empregos. Porém, o que é afetado não é a quantidade, mas sim o tipo de emprego que o profissional terá.
Com a alta competitividade do mercado, cada vez mais, as organizações tem se preocupado com a seleção de colaboradores, capazes de entregar para a empresa o diferencial necessário para garantir o melhor desenvolvimento do negócio. Desta forma, o RH tem a necessidade de contratar os colaboradores mais bem qualificados e alinhados com a cultura organizacional.
Para isso, vem se tornando constante a utilização de softwares para auxiliar no processo de recrutamento e seleção. Democratizando o processo e ajudando o profissional do RH a ter em mãos o candidato com o perfil ideal que a vaga necessita.
Um dos principais benefícios da globalização para o futuro, ou presente, do RH é a capacidade de atrair talentos para uma localidade onde existem poucos. Tem se tornado viável recrutar um profissionais residentes em outra cidade ou, até mesmo, outro país.
A crescente adoção do teletrabalho, também conhecido como home office, principalmente após a pandemia de covid-19, acelerou ainda mais esse processo. Favorecendo a conquista de profissionais qualificados que residam em qualquer lugar do mundo.
Porém, isso não é uma novidade para algumas áreas, apenas foi confirmada sua eficiência e vem sendo aplicado em novos setores. Em segmentos do mercado ligados à tecnologia e inovação, por exemplo, o formato home office já é uma realidade há quase duas décadas.
Trata-se de um formato de trabalho que abre inúmeras possibilidades, tanto para os empregadores quanto para os profissionais. Além de eliminar as barreiras geográficas, o home office favorece a produtividade, o índice de satisfação e diminui o turnover, gerando resultados positivos para o negócio.
Tendências para o futuro do RH
É impossível falar sobre tendências para o futuro sem relacionar com o uso da tecnologia. Por isso, as organizações mais antenadas no que há de moderno investem em ferramentas para construir equipes cada vez mais eficientes. Veja, a seguir, três tendências do setor de Recursos Humanos:
1. People Analytics
O termo analytics já é muito conhecido pelos gestores e promete ser cada vez mais e melhor utilizada, com o auxílio da tecnologia.
Os sistemas especializados em coletar, processar e integrar um grande volume de dados colabora para que o RH entenda melhor seus colaboradores. Os softwares podem ser utilizados com diversos objetivos, como: avaliar o desempenho, entender melhor o perfil dos profissionais, estabelecer padrões de comportamento e planejar ações direcionadas e personalizadas para as características do capital humano da empresa.
Essas ferramentas já estão disponíveis no mercado a algum tempo, mas a tendência é que continuem sendo aperfeiçoadas. Isso significa que, as empresas que não contarem com o apoio do People Analytics, podem ser engolidas pela concorrência.
2. Employer Branding
O employer branding caminha lado a lado aos processos de recrutamento e seleção. Isso porque, a imagem da empresa é um fator determinante dentro da gestão de talentos. É fundamental ser uma marca empregadora forte para atrair os melhores talentos do mercado e para reter profissionais de alta performance.
Essa é uma estratégia que tem como finalidade reforçar os pontos positivos de como é trabalhar na organização, para fortalecer a sua imagem tanto para seus colaboradores como para o mercado em geral.
Portanto, quando bem executado, os profissionais veem a empresa como uma ótima opção para sua carreira, uma oportunidade de desenvolvimento e valorização profissional.
3. Benefícios Flexíveis
Os benefícios são um fator muito importante da relação entre a empresa e seus colaboradores, inclusive influenciando em seu employer branding. Porém, devido à grande possibilidade de benefícios, a empresa corre o risco de criar um pacote que não seja compatível com as preferências e necessidades da sua equipe.
Oferecer benefícios flexíveis é uma alternativa para empresas que buscam atender às necessidades de todos os colaboradores. Por meio de um software, a companhia permite que o colaborador escolha seu pacote de benefícios, dentro de opções preestabelecidas.
O processo ocorre a partir de uma regra de distribuição, que deixa inúmeras possibilidades para o colaborador escolher suas prioridades, conforme seu momento e estilo de vida.
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