Nosso

Blog

5 motivos para contratar um plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial é um benefício considerado muito importante para mais de 70% dos candidatos, de acordo com pesquisa da Catho. Sendo assim, oferecer o benefício pode ser um aspecto decisivo para atrair talentos que realmente podem fazer a diferença dentro do negócio.

Já passou o tempo em que oferecer benefícios aos seus colaboradores era apenas um custo adicional na sua folha de pagamentos. Agora esse pode ser o fator que coloca seu negócio no mapa como um dos melhores ambientes para se trabalhar.

Em uma pesquisa recente, cerca de 80% dos respondentes afirmaram que suas empresas já oferecem o plano de saúde para os colaboradores. O levantamento foi feito com cerca de 400 profissionais de recursos humanos que integram empresas nacionais e multinacionais dos mais distintos portes e segmentos.

E-book | Guia de escolha dos melhores benefícios

Aqui, vamos te mostrar os principais motivos para você contratar um plano de saúde empresarial e quais os reflexos positivos para a sua organização

 

A importância da saúde para o ambiente empresarial

Já parou para pensar quanto tempo os seus colaboradores dedicam diariamente a empresa? Estudos apontam que mais da metade do tempo que as pessoas passam acordadas é investido em seu trabalho.

Desta forma, sempre ressaltamos a importância de disponibilizar acesso a saúde de qualidade para o trabalho, fator que mantém os colaboradores motivados e satisfeitos com o ambiente corporativo. Essa também é uma estratégia para evidenciar os valores e a cultura do negócio, gerando mais resultados positivos a longo prazo.

Através de ações de cuidado com a saúde, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável, irá ainda agregar a qualidade de vida dos colaboradores. Reduzindo os números de absenteísmo, doenças, licenças, acidentes e conflitos interpessoais.

Confira abaixo 5 motivos para você contratar um plano de saúde empresarial.

 

1. Melhorar o relacionamento com os colaboradores

Ao ofertar um benefício tão desejado, a companhia demonstra que realmente se importa com o bem-estar de todos. Tal atitude cria uma boa relação entre o empregador e o empregado, mostrando que a organização se preocupa com ele muito além das suas horas trabalhadas.

Além disso, o fato de investir em um plano de saúde empresarial também mostra empatia e igualdade em relação ao colaborador e os seus gastos essenciais. Assim como os da organização – já que a saúde dos colaboradores também é uma forma de reduzir custos a longo prazo.

2. Reduzir o absenteísmo

A redução da ausência dos colaboradores no trabalho também é uma consequência natural de oferecer um plano de saúde empresarial, já que doenças e afastamentos se tornam mais raros no cotidiano. Com isso, há um maior engajamento e compromisso com o trabalho e o desenvolvimento profissional.

Uma vez que a sua equipe se sente melhor para executar tarefas diárias, reduzir a taxa de absenteísmo é apenas um bônus. Vale ressaltar que os problemas de saúde estão entre as justificativas mais comuns para faltas e para os pedidos de afastamento.

3. Seu colaborador mais produtivo

Nos itens acima, já citamos a produtividade com um ganho de oferecer o plano de saúde empresarial. Porém, é fundamental salientar, que muitas vezes, em uma rotina de trabalho intensa, os colaboradores podem acabar negligenciando os cuidados com a saúde. Podendo gerar assim uma queda na sua produtividade, fato que vai comprometer também os resultados da empresa.

Ofertar o benefício também potencializa o empenho e criatividade nas atividades a serem executadas por sua função. Pois, sem dúvidas, a sensação de amparo por parte da companhia faz toda a diferença no resultado final das entregas de cada colaborador.

4. Melhora do clima organizacional

Com à oferta do benefício do plano de saúde empresarial e as ações de promoção ao bem-estar de colaboradores, a companhia é capaz de promover interações e relacionamentos mais saudáveis, gerando um bom clima organizacional.

Além disso, os programas de saúde interna também pode agregar valor à sua cultura organizacional, o que também retém os seus talentos e mantém profissionais com motivação para continuar na empresa.

5. Redução de custos

Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico apontou que a cada dólar investido na saúde do colaborador, quatro dólares retornam a empresa. Isso se dá, devido ao aumento da produtividade e do engajamento criado pela equipe. Desta forma, investir em um plano de saúde empresarial pode representar uma bela economia no orçamento.

Além disso, com algumas práticas preventivas de saúde é possível evitar diversos outros gastos corporativos, como os custos com profissionais temporários, processos trabalhistas e doenças ocupacionais.

E, por fim, você ainda pode deduzir as despesas com a contratação do plano de saúde de forma integral ou parcial no Imposto de Renda. Assim como vale refeição, auxílio farmácia, o plano de saúde também poderá ser abatido do IR a ser pago pela empresa.

 

Como escolher o plano de saúde empresarial? 

Não faltam opções no mercado de operadoras de planos de saúde para empresas. No entanto, existem muitas dúvidas que surgem para os responsáveis no momento de escolher o plano de saúde que esteja 100% alinhado com a estratégia da empresa. 

Para facilitar a sua escolha, preparamos um e-book com dicas para guiar sua decisão do plano de saúde empresarial. Baixe agora!  

Como a Magicel pode te ajudar?

A gestão sobre o plano de saúde empresarial requer otimizações, levando em consideração os gastos relacionados que podem ser reduzidos ou até mesmo cortados, aumentando a eficiência do serviço.

A Magicel é uma consultoria especializada em benefícios, realizamos a mediação de relação para reajuste anual, seguindo as premissas apresentadas pela companhia. Além disso, implementamos programas de saúde buscando controlar a sinistralidade.

Entre em contato e converse com um dos nossos especialistas.

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Colaboradores mais saudáveis ​​são mais felizes. As empresas...

A pandemia mudou tudo, e um dos...

Dentre todos os benefícios que uma empresa...

Ver mais