Nosso

Blog

Gestão por competências: o que é e como aplicar

A gestão por competências é uma forma com a qual a empresa realiza o gerenciamento dos seus colaboradores. Com a constante evolução do setor de Recursos Humanos, tendências de mercado aparecem dia após dia.  

Cada vez mais estratégico, o RH precisa ser ágil e ter conhecimentos sólidos sobre gestão de pessoas baseado nas competências de cada profissional. Este modelo de gestão melhora a tomada de decisão na escolha de candidatos e favorece a consolidação dos resultados do negócio.  

Neste post, vamos te explicar como funciona a gestão por competências e como você poderá implantá-la na sua empresa. 

 

O que é gestão por competências? 

O conceito de competência pode ser entendido como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho da função, visando o alcance dos objetivos da área. Trata-se de uma metodologia aplicada em Recursos Humanos para gerenciar e desenvolver as habilidades e comportamentos dos profissionais.  

A partir deste mapeamento, são elaborados planos para o aprimoramento e desenvolvimento dos colaboradores. Seu principal objetivo é desenvolver os profissionais e, consequentemente, obter o máximo de retorno para o negócio por meio das competências individuais e coletivas.  

Ou seja, uma boa gestão por competências tem impacto direto sobre a performance e produtividade, seja individual ou então coletiva.  

 

Exemplos de gestão por competências  

Existem 3 principais tipos de competências: técnicas, comportamentais e funcionais. 

Comportamentais: também conhecida como soft skills, está relacionado com a personalidade do colaborador. Ela ajuda a entender como o profissional lida com as pessoas e quanto as situações do trabalho podem afetar seu comportamento.   

Técnicas: trata-se das habilidades adquiridas através da experiência ou capacitação profissional. São os conhecimentos específicos necessários para exercer determinada profissão. É também conhecida como hard skills 

Funcionais: está relacionada às características necessárias para o desempenho da função.  

 

Qual a importância da gestão por competências?  

A Gestão por Competência é fundamental para equilibrar as necessidades e a capacidade de entrega dos colaboradores. Além disso, é um excelente recurso para fomentar a cultura do feedback na empresa. Esse modelo permite melhorar a qualidade da gestão de pessoas e talentos das empresas. 

A organização que faz uma boa gestão por competências otimiza o processo de contratação. Pois consegue trabalhar continuamente para acompanhar o desenvolvimento do profissional, melhorando os indicadores de desempenho e fortalecendo o vínculo com o colaborador. Já que a empresa reconhece seu talento e habilidades e ele se sente bem inserido na organização. 

Com o método, também é possível identificar o nível de CHA da organização, possibilitando o estimulo do desenvolvimento constante dos profissionais. Fator que torna a empresa mais assertiva na hora de recrutar talentos e recompensar o seu desempenho.  

Então, em resumo, podemos dizer que a gestão por competência é responsável por criar as melhores condições de trabalho. Permitindo que os profissionais sejam capazes de produzir e entregar os resultados com qualidade, cumprindo a demanda e a expectativa da empresa. 

 

Como aplicar a gestão por competências? 

Para implementar o modelo de gestão por competências, é preciso mapear as capacidades que a organização procura. Ou seja, criar o perfil de competências, que corresponde ao CHA desejado para o profissional que ocupa cada um dos cargos. 

Ainda, é necessário identificar os níveis mínimos de cada competência e quais são os princípios desejados para cada posição. É importante que a empresa alinhe o que considera indispensável, para aumentar a vantagem competitiva e fazer com que os colaboradores produzam mais e melhor. 

Portanto, aplicar a gestão por competência exige algumas mudança nos processos de RH, visando atender a três objetivos: identificar as competências necessárias para organização, diagnosticar lacunas e promover melhorias.  

Então, agora que você já conhece melhor o conceito, confira o passo a passo para aplicar em sua companhia.  

Diagnóstico  

A primeira etapa do processo consiste no levantamento de dados dos colaboradores por meio de questionários e relatórios de gestão. É recomendado a aplicação de uma avaliação de desempenho, para conhecer as competências dos seus profissionais e entender o que precisa ser aperfeiçoado.  

Com esses dados, é possível fazer um mapeamento de competências e associa-las às atividades que correspondem a função.  

Treinamento 

O diagnóstico realizado na primeira etapa permite que o RH promova treinamentos mais eficientes, garantindo que o potencial dos bons profissionais não esteja sendo desperdiçado. Além disso, com os pontos fortes e fracos de cada colaborador identificado, é possível realizar eventuais trocas de função nas equipes. 

Recrutamento 

Além de implementar nos colaboradores que já fazem parte do seu time, a gestão por competências é inserida também na aquisição de talentos. Aqui, o tradicional currículo não é o critério principal. O diferencial é levar em conta o alinhamento das habilidades técnicas e comportamentais do candidato com as expectativas da empresa.   

 

Quais as mudanças geradas pela gestão por competências? 

Por meio do mapeamento das competências da equipe, a organização tem a possibilidade de desenvolver e nutrir talentos que poderão assumir a gestão no futuro, a chamada sucessão. Dessa maneira, a empresa garante que o negócio seja sempre conduzido por profissionais altamente capacitados. 

Analisando a curto prazo, o impacto positivo da gestão por competências será notado com a eficiência operacional da companhia. E ainda aumentar a satisfação e motivação das pessoas, que vão ocupar as vagas mais adequadas para o perfil de suas competências.  

Se aplicada corretamente, a gestão por competências pode mudar o panorama do negócio, favorecendo o empreendimento e os colaboradores. 

 

RH, conte sempre com a Magicel!  

Somos referência no desenvolvimento de projetos focados na Gestão de Pessoas. Atuamos de forma colaborativa, customizada e inovadora, buscando sempre encontrar as melhores soluções para nossos parceiros.   

Invista no desenvolvimentos dos seus profissionais e aumente a produtividade de seus negócios. Entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre nossas soluções. 

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Colaboradores mais saudáveis ​​são mais felizes. As empresas...

A pandemia mudou tudo, e um dos...

Dentre todos os benefícios que uma empresa...

Ver mais