A gestão por competências é uma forma com a qual a empresa realiza o gerenciamento dos seus colaboradores. Com a constante evolução do setor de Recursos Humanos, tendências de mercado aparecem dia após dia.
Cada vez mais estratégico, o RH precisa ser ágil e ter conhecimentos sólidos sobre gestão de pessoas baseado nas competências de cada profissional. Este modelo de gestão melhora a tomada de decisão na escolha de candidatos e favorece a consolidação dos resultados do negócio.
Neste post, vamos te explicar como funciona a gestão por competências e como você poderá implantá-la na sua empresa.
O que é gestão por competências?
O conceito de competência pode ser entendido como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho da função, visando o alcance dos objetivos da área. Trata-se de uma metodologia aplicada em Recursos Humanos para gerenciar e desenvolver as habilidades e comportamentos dos profissionais.
A partir deste mapeamento, são elaborados planos para o aprimoramento e desenvolvimento dos colaboradores. Seu principal objetivo é desenvolver os profissionais e, consequentemente, obter o máximo de retorno para o negócio por meio das competências individuais e coletivas.
Ou seja, uma boa gestão por competências tem impacto direto sobre a performance e produtividade, seja individual ou então coletiva.
Exemplos de gestão por competências
Existem 3 principais tipos de competências: técnicas, comportamentais e funcionais.
Comportamentais: também conhecida como soft skills, está relacionado com a personalidade do colaborador. Ela ajuda a entender como o profissional lida com as pessoas e quanto as situações do trabalho podem afetar seu comportamento.
Técnicas: trata-se das habilidades adquiridas através da experiência ou capacitação profissional. São os conhecimentos específicos necessários para exercer determinada profissão. É também conhecida como hard skills.
Funcionais: está relacionada às características necessárias para o desempenho da função.
Qual a importância da gestão por competências?
A Gestão por Competência é fundamental para equilibrar as necessidades e a capacidade de entrega dos colaboradores. Além disso, é um excelente recurso para fomentar a cultura do feedback na empresa. Esse modelo permite melhorar a qualidade da gestão de pessoas e talentos das empresas.
A organização que faz uma boa gestão por competências otimiza o processo de contratação. Pois consegue trabalhar continuamente para acompanhar o desenvolvimento do profissional, melhorando os indicadores de desempenho e fortalecendo o vínculo com o colaborador. Já que a empresa reconhece seu talento e habilidades e ele se sente bem inserido na organização.
Com o método, também é possível identificar o nível de CHA da organização, possibilitando o estimulo do desenvolvimento constante dos profissionais. Fator que torna a empresa mais assertiva na hora de recrutar talentos e recompensar o seu desempenho.
Então, em resumo, podemos dizer que a gestão por competência é responsável por criar as melhores condições de trabalho. Permitindo que os profissionais sejam capazes de produzir e entregar os resultados com qualidade, cumprindo a demanda e a expectativa da empresa.
Como aplicar a gestão por competências?
Para implementar o modelo de gestão por competências, é preciso mapear as capacidades que a organização procura. Ou seja, criar o perfil de competências, que corresponde ao CHA desejado para o profissional que ocupa cada um dos cargos.
Ainda, é necessário identificar os níveis mínimos de cada competência e quais são os princípios desejados para cada posição. É importante que a empresa alinhe o que considera indispensável, para aumentar a vantagem competitiva e fazer com que os colaboradores produzam mais e melhor.
Portanto, aplicar a gestão por competência exige algumas mudança nos processos de RH, visando atender a três objetivos: identificar as competências necessárias para organização, diagnosticar lacunas e promover melhorias.
Então, agora que você já conhece melhor o conceito, confira o passo a passo para aplicar em sua companhia.
Diagnóstico
A primeira etapa do processo consiste no levantamento de dados dos colaboradores por meio de questionários e relatórios de gestão. É recomendado a aplicação de uma avaliação de desempenho, para conhecer as competências dos seus profissionais e entender o que precisa ser aperfeiçoado.
Com esses dados, é possível fazer um mapeamento de competências e associa-las às atividades que correspondem a função.
Treinamento
O diagnóstico realizado na primeira etapa permite que o RH promova treinamentos mais eficientes, garantindo que o potencial dos bons profissionais não esteja sendo desperdiçado. Além disso, com os pontos fortes e fracos de cada colaborador identificado, é possível realizar eventuais trocas de função nas equipes.
Recrutamento
Além de implementar nos colaboradores que já fazem parte do seu time, a gestão por competências é inserida também na aquisição de talentos. Aqui, o tradicional currículo não é o critério principal. O diferencial é levar em conta o alinhamento das habilidades técnicas e comportamentais do candidato com as expectativas da empresa.
Quais as mudanças geradas pela gestão por competências?
Por meio do mapeamento das competências da equipe, a organização tem a possibilidade de desenvolver e nutrir talentos que poderão assumir a gestão no futuro, a chamada sucessão. Dessa maneira, a empresa garante que o negócio seja sempre conduzido por profissionais altamente capacitados.
Analisando a curto prazo, o impacto positivo da gestão por competências será notado com a eficiência operacional da companhia. E ainda aumentar a satisfação e motivação das pessoas, que vão ocupar as vagas mais adequadas para o perfil de suas competências.
Se aplicada corretamente, a gestão por competências pode mudar o panorama do negócio, favorecendo o empreendimento e os colaboradores.
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