Nosso

Blog

Dias de frio no trabalho: quais cuidados com a saúde no inverno protegem seus colaboradores?

Os dias mais frios e secos são os mais problemáticos para a nossa saúde. No outono e, principalmente, no inverno, as doenças respiratórias se tornam corriqueiras por diversos fatores:

  • Clima frio e chuvoso, que podem atrapalhar as rotinas
  • Poeira e ácaros presentes nos casacos e outras roupas de frio que permaneceram guardados no armário durante os meses mais quentes
  • Surtos de gripes e outras doenças comuns nos dias frios.

Esses são os gatilhos para os colaboradores sofrerem com Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC), como resfriados, rinite, rinossinusite, faringite, gripe, asma e outras infecções, aumentando o número de colaboradores utilizando planos de saúde. O resultado é mais colaboradores doentes, gerando faltas que poderiam ser prevenidas.

Como as empresas podem orientar seus colaboradores para manter a saúde nos dias de frio mais intenso de forma preventiva? A Magicel sabe o que fazer…

Prevenção
Orientar seus colaboradores para realizarem check-ups completos e manterem as vacinas em dia é um excelente começo. A prevenção com medicamentos, vitaminas e vacinas adequadas, além de cuidados com o ambiente e com as roupas para evitar mofo e poeira, reduz a incidência de crises de asma e outras doenças relacionadas ao frio.

Alguns fatores que podem piorar o quadro de quem já está sofrendo dos males dos dias frios incluem:
Ácaros presentes em cobertores e jaquetas guardados no armário.
Poeira, poluição e cheiros fortes de produtos químicos, como perfumes, que podem irritar os brônquios.
Evitar o consumo exagerado de alimentos gelados.

Nos dias de frio, o colaborador que não se cuida pode apresentar falta de ar, tosse crônica, espirros, coriza e broncoespasmo, que é o chiado no peito.

O papel dos planos de saúde no inverno
Devido às condições típicas dessas épocas frias do ano, os planos de saúde são mais acionados. O benefício é uma garantia para os colaboradores cuidarem da sua saúde diante de dias de frio mais intenso.

Ao disponibilizar um plano de saúde confiável, a empresa está garantindo a prevenção de doenças típicas do frio. No entanto, as empresas podem tomar a dianteira e incentivar que seus colaboradores fiquem atentos com ações preventivas. É no frio que cenários envolvendo gripes fortes, como H1N1, merecem maior atenção.

A mudança de clima e tempo por si só já é motivo de atenção para a saúde do colaborador. Quem trabalha com gripe forte tem uma grande chance de espalhar a doença para seus colegas, aumentando o número de pessoas enfermas e incapacitadas por algo que pode ser prevenido.

Dicas para evitar que as baixas temperaturas prejudiquem equipes de trabalho
1 – Atenção com a alimentação:
 no frio, a fome aumenta. O corpo necessita de mais energia e pede por mais recursos, portanto, é bem fácil para uma pessoa comer mais, principalmente alimentos mais gordurosos. A empresa pode orientar nessa questão da nutrição e incentivar dietas equilibradas, ricas em vitamina C, por exemplo, com frutas cítricas, fundamentais para combater a gripe. Neste caso, o nutricionista pode ajudar na elaboração de uma dieta adequada.

2 – Hidratação constante: no inverno, também se perde líquidos, principalmente se a pessoa estiver doente. Beber muita água deve ser uma rotina amplamente incentivada durante o inverno, mesmo quando não se sinta sede. Dois litros por dia mantêm o organismo funcionando muito bem, algo vital para ajudar no combate à gripe.

3 – Arejando tudo: vale para ambientes de trabalho e para as casas dos colaboradores. Quando falamos sobre ácaros presentes em roupas e cobertores guardados em armários, é importante falar sobre ambiente arejado para dissipar esse problema. No inverno, por exemplo, é comum manter janelas e portas fechadas, o que não é nada saudável quando falamos de poeira. A renovação do ar, nem que seja por alguns minutos, é importante para evitar a contaminação do ambiente. Quem sofre de rinite, asma e outras doenças respiratórias agradece.

4 – Pele protegida: protetor solar no inverno? Sim, faz todo sentido. Os raios solares estão presentes o ano todo, e no inverno não é diferente. Por não usarmos roupas muito leves devido ao frio, existe a crença de que o sol não será prejudicial, mas os raios UVA e UVB estão tão fortes quanto em um dia de verão! Incentivar o uso de filtro solar e hidratantes durante o inverno ajuda a evitar problemas como o câncer de pele. O próprio frio, principalmente quando venta muito, é alvo de diversas ações climáticas que prejudicam nossa pele.

5 – Água quente: o frio desperta uma vontade enorme de tomar banhos mais demorados, muitas vezes com água extremamente quente. Isso prejudica a pele também, causando problemas dermatológicos que podem se agravar com o tempo, além de aumentar o valor das contas de água, gás e energia elétrica. Banhos rápidos na temperatura adequada ajudam a manter a saúde!

6 – Vacinação em dia: colaboradores vacinados têm menos probabilidade de se contaminar ou, se pegarem uma gripe, sentirão menos os impactos. E não é apenas quem faz parte de grupos de risco que precisa se vacinar, pois os vírus não escolhem quem atacar.

Aproveitando o momento, é interessante a empresa ser responsável e explicar os motivos que tornam a atualização de todas as vacinas pendentes algo importante, independentemente da época do ano.

Magicel reconhece a importância da prevenção para o melhor uso dos benefícios e para uma gestão mais eficiente e econômica no final das contas! Chegou o momento de incentivar seus colaboradores a manterem a saúde em dia durante os dias mais frios do ano!

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Colaboradores mais saudáveis ​​são mais felizes. As empresas...

A pandemia mudou tudo, e um dos...

Dentre todos os benefícios que uma empresa...

Ver mais