Saiba o que é Seguro Garantia e conheça a importância desse serviço
Gestão de Risk

Se você está buscando proteger seu patrimônio, seja para garantir o cumprimento de um contrato, para iniciar uma licitação ou solicitar o adiantamento de um pagamento em contrato, você precisa conhecer o Seguro Garantia.

O Seguro Garantia é uma forma de proteção para a parte contratada e o contratante que, em linhas gerais, funciona de forma que a seguradora é responsável pelos riscos atribuídos pelas negociações, assegurando que o acordo seja cumprido.

Essa modalidade de seguro é uma alternativa muito mais viável, ao depósito judicial ou à penhora de bens. Isso pois, com o Seguro Garantia, você garante algumas vantagens financeiras e jurídicas bem mais flexíveis do que a encontrada em outras formas de proteção.

 

seguro garantia

 

Quais as modalidades do Seguro Garantia?

Entre as opções disponíveis no mercado, o Seguro Garantia pode ser categorizado de inúmeras formas. Desde garantias jurídicas à, até mesmo, proteções aduaneiras, você encontrará a melhor opção para você.

Como citado anteriormente, o Seguro Garantia é bem mais flexível que outras formas de seguro disponíveis no mercado e, por isso, é possível encontrar formas personalizadas para suas necessidades. Listamos as 3 principais (e mais buscadas) modalidades de Seguro Garantia para você conhecer:

 

  • Seguro Garantia Contratual: criado para garantir o cumprimento dos acordos e obrigações de contrato, com indenizações ao contratante em caso de problemas na execução nos acordos.
  • Seguro Garantia Licitante: essa modalidade é usada quando a empresa deseja participar de licitações e, ao invés de depositar valores para garantir e habilitar sua participação na concorrência, você pagará apenas o valor estabelecido pela apólice do seguro, que gira em média de 0,1% e 1% do valor do depósito. Essa forma de seguro também é conhecida como Seguro Garantia de Proposta.
  • Seguro Garantia de Pagamento: garante indenização em caso de descumprimento nos pagamentos estabelecidos entre a empresa contratante e o contratado.

 

contrato de seguro garantia

 

Principais motivos para empresas buscarem o Seguro Garantia

Geralmente, as empresas buscam o Seguro Garantia para se protegerem antes de acordos que envolvam algum tipo de valor.

Empresas de diversos segmentos buscam o Seguro Garantia, como prestadoras de serviços, construtoras, fornecedores de alimentos, materiais ou equipamentos, empresas de varejo ou distribuidores.

Novamente, listaremos os principais motivos buscados pelas empresas ao contratar um seguro garantia.

  • Para garantir o cumprimento dos contratos;
  • Para participar de licitações;
  • Para adiantar o pagamento de contratos;
  • Para garantir indenizações em contratos;
  • Para vender, alugar ou financiar um imóvel – também em casos de substituição de fiador;
  • Para garantir pagamentos;
  • Para substituir a modalidade de Caução;
  • Entre outras aplicações.

 

Benefícios e vantagens do Seguro Garantia

Há muitos benefícios ao escolher buscar por um Seguro Garantia, em detrimento à outras opções. Comparadas com outras modalidades de garantia, por exemplo, você garante um custo relativamente menor com o Seguro Garantia, já que não compromete o caixa da empresa, uma vez que esse custo é transferido para a seguradora responsável, com a intermediação da corretora, como a Magicel.

Veja as principais vantagens e benefícios de contratar um Seguro Garantia:

  • Taxas de juros reduzidas/custo menor;
  • Menor tempo de inadimplência do contratado ou contratante;
  • Oferta de garantias que não são oferecidas em outros seguros;
  • Maior facilidade na contratação;
  • Não compromete fluxo de caixa;
  • Protege o patrimônio da empresa, que fica assegurada das negociações;
  • Coberturas maiores, comparadas à outras opções de seguro;
  • Possibilidade de personalização das apólices, conforme sua necessidade.

contrato realizado

 

Custo X Benefício: as taxas do Seguro Garantia

Uma das vantagens, já apresentadas, do Seguro Garantia é o custo: as cotações feitas contam com taxas menores que outras opções, como a Carta Fiança, emitida por bancos, por exemplo.

Como o Seguro Garantia é ofertado por seguradoras, a base de cálculo dos riscos e análise da situação é personalizada de acordo com a sua necessidade. A Magicel, por exemplo, é especialista em análise de riscos e, por isso, definiremos um valor justo, conforme suas exigências.

Outra vantagem financeira é a garantia de que seu fluxo de caixa estará protegido, uma vez que com a contratação do Seguro Garantia, a sua corretora será responsável pelos riscos, previstos em apólice.

 

Como contratar um Seguro Garantia?

Se você está buscando contratar um Seguro Garantia, conte com uma corretora de seguros de sua confiança, antes de assinar sua apólice. A Magicel tem mais de 25 anos de experiência no mercado, sendo especialista em Seguro Garantia, através de nosso produto de Gestão de Risk.

Impactamos mais de 220 mil vidas, com mais de 15 prêmios de reconhecimento pela atuação da Magicel no mercado de seguros. Se você busca segurança para a contratação de seu Seguro Garantia, fale com um de nossos consultores e conheça as vantagens de contar com a Magicel.

Navegue por Categorias

Conheça a
Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk