Saiba o que é Gestão de Pessoas e Gestão de Talentos
People Solutions
gestão de pessoas e talentos

Sendo uma das áreas mais fortes dentro de um RH estratégico bem estruturado, a Gestão de Pessoas e Gestão de Talentos são importantes para contar com profissionais de alta qualidade dentro de uma empresa.

Nem todos os gestores sabem a importância de contar com essa estratégia dentro da organização em que fazem parte. Com isso, os processos seletivos se tornam onerosos e, muitas vezes, um colaborador com boas skills acaba saindo para o mercado de trabalho por falta de reconhecimento na companhia.

 

Afinal, o que é gestão de pessoas e gestão de talentos?

Gestão de pessoas (ou gestão de talentos) é uma atividade, gerida pela área de Recursos Humanos, que consiste em encontrar bons candidatos, identificar suas skills, manter o funcionário atualizado e organizar políticas para retenção de profissionais promissores dentro de uma instituição.

Enquanto o RH tradicional cuida dos processos administrativos, como benefícios, folha de pagamentos, contratações e as leis trabalhistas, a gestão de pessoas e talentos tem foco no desenvolvimento dos colaboradores atuais e futuros.

Em resumo, os principais focos dessas atividades são:

  • Contratar bons profissionais
  • Reter profissionais capacitados
  • Treinar e atualizar o capital humano
  • Capacitar talentos
  • Promoção e planejamento de carreiras
  • Avaliação de desempenho
  • Mapeamento de competências

Entretanto, a atividade vai muito além das demandas administrativas do eterno processo seletivo ou acompanhamento diário dos funcionários. O escopo das atividades também envolve o trabalho em políticas para engajar, desenvolver, flexibilizar e estimular o funcionário, através de uma comunicação assertiva e tratamento humanizado.

 

Como criar uma gestão de talentos eficiente?

 

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que uma boa gestão de talentos dentro de uma instituição pode criar excelentes oportunidades para o crescimento da empresa. Com bons profissionais, os resultados alcançados pelo time podem ter um crescimento vertiginoso.

Porém, é importante a aplicação contínua das atividades de gestão de pessoas, uma vez que bons e grandes times são constantemente avaliados também por headhunters fora dos “limites” da sua empresa. Manter os funcionários com bons relacionamentos dentro de sua empresa pode evitar mudanças no seu quadro de colaboradores.

 

 

entrevista de emprego

Crie processos seletivos eficientes e otimize sua seleção

Antes de criar um processo seletivo, é importante mapear o momento e objetivos da empresa. Compreender as necessidades do negócio é a principal etapa para alinhar expectativas e estudar a melhor forma de atender as exigências da organização.

Partindo dessa premissa, devemos sempre ter em mente que não existe o candidato perfeito. Porém, identificar a pessoa que mais se alinhe às perspectivas da vaga que deve se basear em alguns aspectos: mire na experiência e principais habilidades do talento.

Lembre-se que parte da atividade de gestão de talentos é a capacitação. Portanto, mesmo que o talento não ofereça todas as skills exigidas pela empresa, você deve identificar se o investimento em treinamento poderá valer a pena no longo prazo.

 

Treinamento e desenvolvimento humano

Crie oportunidades internas para que o seu talento continue se desenvolvendo. O candidato, por conta própria, pode sim se capacitar para o crescimento pessoal individual. Porém, quando incentivado pela organização, pode se estimular para gerar ainda mais resultados.

Além disso, o investimento em desenvolvimento humano dentro das equipes pode afetar as próximas etapas do colaborador dentro da empresa, incluindo a retenção de talentos e a promoção para cargos maiores e mais técnicos (como gerência e gestão).

Invista em soluções para gestão operacional que otimizem seus processos. Assim, você poderá analisar a sua equipe de forma mais eficiente. Isso permitirá que você desenvolva, por exemplo, avaliações de desempenho e competências, além de uma estratégia de formulação de feedbacks que geram resultados construtivos.

 

Retenha talentos e engaje colaboradores

O processo de retenção de talentos pode ser desafiador. Mesmo após todos os processos de gestão de pessoas, sempre há a possibilidade de perder bons talentos por diversos motivos.

Podemos elencar as principais causas, como ofertas de trabalho mais vantajosas, ambiente de trabalho pouco confortável para o colaborador, entre outros.

A saída de bons colaboradores pode ser prejudicial para toda empresa, seja por suprir uma necessidade essencial ou por contar com os talentos daquele funcionário.

O trabalho de retenção desse colaborador pode incluir um melhor pacote de benefícios, aumento de remuneração, ajuste na cultura da empresa e o ambiente de trabalho, além de reconhecimento de suas habilidades.

Caso seu funcionário trabalhe de forma remota, criamos um material para você saber como avaliar, investir e gerenciar sua equipe de forma remota, nesse link.

 

Promova, sem medo

Por fim, para ter sucesso na gestão de pessoas de sua empresa, você deve investir na promoção de seus funcionários. Ao identificar essa oportunidade, não estenda prazos e faça-os no melhor momento!

Um funcionário pode vestir ainda mais a camisa da empresa ao saber que é reconhecido, e isso pode acontecer através de uma promoção e/ou aumento salarial.

Essa é uma atitude que deve ser trabalhada com mais naturalidade dentro das instituições, já que assim você garante maiores resultados, retenção de bons talentos e engajamento das equipes.

Em resumo, perceba como as atividades da gestão de carreiras são ligadas umas às outras e, em uma empresa, todos os procedimentos impactam diretamente nos resultados alcançados. Uma boa gestão de pessoas e talentos pode tornar seu RH ainda mais eficiente e estratégico.

Aproveite e leia também: as principais lições que a pandemia trouxe aos RHs.

 

Navegue por Categorias

Conheça o
People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions