Desafios do RH: principais dificuldades do setor na atualidade
Gestão de Benefícios

O setor de Recursos Humanos está, cada vez mais, atuando de maneira estratégica, sendo vital para o desenvolvimento e crescimento dos negócios. Recrutamento, seleção, retenção, integração e avaliação são alguns dos desafios do RH. Além, claro, das funções mais estratégicas do departamento.

As pessoas são a força que movem os negócios, existindo uma relação direta entre a presença delas e a produtividade da organização. A pandemia de Covid-19 foi um dos recentes desafios do RH e escancarou questões como a inteligência emocional, qualidade de vida no trabalho e uso da tecnologia para fins profissionais.

Assim como qualquer outra área, o RH também vem passando por constantes transformações e precisa a todo momento reinventar seu modelo de atuação, encarando novos desafios.

Entender quais são os principais desafios do RH é um dos fatores mais relevantes para traçar uma estratégia capaz de fortalecer ainda mais os negócios. Tornando o departamento ainda mais moderno, eficiente e ágil. Desta maneira, listamos neste texto alguns desafios do RH que merecem atenção durante o planejamento das decisões da companhia.

 

Saúde e qualidade de vida

Um dos grandes desafios do RH é, certamente, desmistificar a ideia de que todo ambiente profissional é desgastante e estressante. Pesquisas apontam que, colaboradores que se sentem bem no local de trabalho, têm 67% de chances a mais de estarem engajados. É essencial que a instituição ajude o colaborador a manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.

 

Automação de processos

É preciso ressaltar que, com o advento da pandemia, houve uma grande aceleração no uso de recursos tecnológicos. O RH passou a fazer entrevistas, recrutar colaboradores e conduzir avaliações por meio de programas.

Mais da metade dos profissionais enxergam a automatização dos processos do setor como um grande desafio do RH. Essa automação permite um melhor aproveitamento dos dados, reduzindo erros e custos do setor.

A correta interpretação dos dados pode auxiliar a empresa na tomada de decisões mais estratégicas. Porém, o fato é que contar com soluções tecnológicas eficazes já não é mais um diferencial, mas sim uma verdadeira necessidade.

 

Atração de talentos

Ter em seu time colaboradores qualificados e comprometidos com os objetivos da empresa é o sonho de todo recrutador. Para isso, é preciso identificar e atrair talentos para sua companhia. Porém, com a alta competitividade do mercado, um salário atrativo não é mais suficiente. O que torna a atração de talento um grande desafio do RH.

Para enfrentar esse obstáculo, é preciso construir uma imagem positiva sobre a empresa. Com uma cultura organizacional forte, um ambiente de trabalho atrativo e saudável, um programa de benefícios e um plano de desenvolvimento para seus colaboradores.

Leia também: como reter talentos em sua empresa

Vale ressaltar que, os principais talentos tem o desejo de atuar em companhias com as quais eles se identificam e visualizam uma oportunidade de contribuir com a sociedade.

 

Cultura organizacional

Como citado acima, a cultura organizacional é um recurso estratégico vital para a busca de competitividade. É preciso definir muito bem como a sua empresa se posiciona e se diferencia mercado. Construir essa cultura é um grande desafio do RH.

Uma cultura sólida irá impactar diretamente na força como marca empregadora, o que significa uma maior atração e retenção de talentos. Além disso, companhias com uma cultura organizacional forte e positiva tem equipes mais autônomas e processos mais ágeis.

 

Treinamento e desenvolvimento

O sucesso da empresa depende de alguns fatores, porém, antes de qualquer coisa é preciso olhar para dentro do negócio. Para que a companhia cresça de forma sustentável é preciso ter colaboradores capacitados e engajados na sua posição. É um desafio do RH treinar e desenvolver, potencializando a performance dos profissionais.

Para esse objetivo, é necessário estabelecer um programa de treinamento e desenvolvimento efetivo, que realmente prepare os profissionais. É fundamental conhecer suas pessoas e equipes, entender as dores e necessidades.

 

Engajamento

Engajar, motivar e reconhecer os colaboradores é considerado um dos maiores desafios para os gestores de RH. Quase todos os assuntos citados acima estão ligados com o engajamento dos profissionais.

As estratégias para aumentar o engajamento das equipes não surte efeito imediato, são medidas que exigem tempo e visão a longo prazo. É necessário o RH investir na comunicação, munindo as lideranças com métodos e formas de manter o time engajado.

 

Pacote de benefícios

Compreender qual o pacote de benefícios ideal para seu público interno é um grande desafio do RH. Atender a todos os colaboradores de maneira satisfatória é uma tarefa delicada, porém, extremamente necessária.

Investir em benefícios funciona a favor da atração, retenção e engajamento, do aumento da produtividade e da qualidade de vida no trabalho, além do fortalecimento da imagem institucional.

Uma grande tendência e que vem auxiliando o RH, é a implementação de benefícios flexíveis. Metodologia que dá a liberdade para o colaborador escolher as vantagens que melhor o atendem.

Artigo: saiba como funciona a metodologia de Benefícios Flexíveis

Este modelo, além de fornecer ao colaborador maior autonomia, também é uma estratégia inclusiva. Pois, faz com o que indivíduo sinta-se parte integrante da equipe e com poder de decisão.

Atuando a partir de uma estratégia humanizada, olhando para a empresa como um todo. A Magicel administra, busca e implementa benefícios capazes de aumentar o engajamento e o bem-estar dos colaboradores. Além disso, trabalhamos para cortar gastos desnecessários dentro do seu negócio.

Invista na qualidade de vida dos seus profissionais e aumente a produtividade de seus negócios. Entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre nossas soluções.

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça a
Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios