Por que os funcionários preferem benefícios a altos salários?
Gestão de Benefícios
Quais os melhores benefícios para funcionários?

Com o objetivo de atrair colaboradores qualificados no mercado de trabalho, muitas empresas pensam que oferecer um bom salário é a estratégia adequada. Porém, entenda porque os funcionários preferem benefícios empresariais do que altos salários.

A remuneração, logicamente, é um aspecto muito importante na hora de um candidato avaliar sua aplicação para uma vaga. Porém, apenas um bom salário não é fator definitivo para conquistar bons candidatos no mercado de trabalho.

De acordo com um estudo, feito em parceria com a Universidade de Oxford, 67% dos brasileiros preferem benefícios, principalmente os com foco em proteção de renda, do que maiores salários. Esse dado mostra que, ao obter benefícios através de suas empresas, os funcionários tendem à não comprometer seus salários com serviços contratados a parte, o que justifica a preferência.

 

Quais os melhores benefícios para funcionários?

 

No entanto, ainda há mais motivos para os funcionários se apoiarem em benefícios. Um deles é que, embora um bom salário também seja suficiente para que os funcionários tenham todas as condições necessárias para realizar com mais facilidade suas tarefas, os benefícios também são fundamentais para que eles possam suprir suas necessidades básicas com serviços, como com planos de saúde.

Um outro motivo existente é a proteção da renda: muitos profissionais buscam uma renda menor, abatida pela quantidade dos benefícios entregues pelas empresas, para manter a sua poupança. Além disso, há casos em que os funcionários preferem ter direito de, por exemplo, decidir seus próprios benefícios.

Benefícios auxiliam na retenção e clima organizacional

Os benefícios entregues pela empresa também auxiliam na retenção dos funcionários. Com a aposta da empresa no bem-estar dos colaboradores, há automaticamente um impacto grande na redução do turn-over, gerando também menores custos para as empresas.

De acordo com o Estudo da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários, 92% dos colaboradores pesquisados acreditam que o programa de bem-estar de suas empresas teve um impacto positivo na saúde deles, dando ou não “valor” às opções especificas oferecidas.

 

benefícios para funcionários

 

Outro motivo para os benefícios fazerem parte da estratégia de uma empresa é pelo fato de que elas apresentam um impacto positivo na cultura organizacional e clima geral. Por isso, a maior parte dos colaboradores acreditam que esses benefícios têm importância para isso.

Quais os melhores benefícios?

Para responder essa pergunta, você deve entender qual o momento da sua empresa e os objetivos de seus funcionários. De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, os benefícios mais almejados pelos colaboradores são: plano de saúde empresarial, vale refeição/alimentação, plano odontológico empresarial e previdência privada.

Entretanto, oferecer opções para que seu funcionário escolha quais encaixa em sua realidade é uma excelente opção. De acordo com a Metlife, 61% dos funcionários citam benefícios personalizáveis como um fator importante para aceitar um emprego.

Para você saber exatamente qual benefício é o ideal para você, é importante avaliar a possibilidade de contar com uma consultoria em gestão de benefícios, como a Magicel.

Nosso time administra, busca e implementa vantagens e benefícios capazes de aumentar o engajamento e o bem-estar entre os seus colaboradores. Entre em contato com nossos consultores e monte já a sua estratégia de benefícios.

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça a
Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios