Plano de Saúde Empresarial: como funciona?
Gestão de Benefícios
Plano de Saúde Empresarial

O plano de saúde empresarial ainda causa dúvidas, mesmo se tratando de um produto muito popular no Brasil. Por isso, os empresários e responsáveis pela sua contratação dentro das empresas precisam entender suas características e particularidades.  

É sempre importante ressaltar que, manter os colaboradores saudáveis ​​não é apenas responsabilidade dele próprio, mas também sua como empregador. Pois, distúrbios e enfermidades afetam não apenas a vida pessoal, mas também a capacidade de trabalho. 

Portanto, a demanda por uma gestão eficiente de saúde corporativa é muito alta entre os profissionais que desejam mudar de emprego ou encontrar um novo local para trabalhar. 

Além disso, atualmente, contar com um plano de saúde é o 3° maior desejo de consumo do brasileiro, segundo a pesquisa IESS/IBOPE. O principal motivo para tal é a qualidade do atendimento, entendida como maior facilidade de acesso e disponibilidade médica.  ​ 

Felizmente, esse serviço é bem fácil de entender. Embora existam algumas diferenças quando se trata dos planos de saúde comuns, os convênios médicos corporativos não são nenhum bicho de sete cabeças. 

Então, vamos entender o que é esse benefício e como ele funciona. 

E-book | Guia de escolha dos melhores benefícios

O que é plano de saúde empresarial? 

Como o próprio nome já indica, é um plano de saúde voltado para colaboradores de empresas. Desta forma, os profissionais tem acesso a serviços médicos privados, com exames, consultas, internação hospitalar e entre outros serviços. 

Porém, é importante salientar que não existe nenhuma obrigação legal dos empregadores de fornecer plano de saúde para seus colaboradores. A única obrigação é que, uma vez que a empresa disponibilize o benefício, ele não deve ficar disponível para todos.  

Quanto aos custos do plano de saúde empresarial, algumas organizações optam por pagar o valor integral. Mas, a política mais comum no mercado é o parcial, em que parte é subsidiado pela empresa e outra parcela é paga pelo próprio colaborador. 

Ou seja, a empresa paga metade do valor do plano de saúde e desconta o restante do valor da folha de pagamento, não podendo exceder 70% do rendimento bruto. A adesão deste plano também fica a critério da instituição, podendo ser opcional ou fixa.  

 

Qual a diferença entre o plano de saúde individual e empresarial? 

O plano de saúde empresarial é adquirido a partir de um CNPJ, seja MEI, pequena e média empresa (PME) ou grande empresa. A principal diferença entre o plano de saúde individual, que é adquirido por uma pessoa física, e o empresarial são os valores praticados. Por se tratar de uma contratação coletiva, os planos empresariais chegam a ter uma redução de até 40% no valor em comparação aos individuais.  

Para as empresas individuais (ME ou EPP) ou MEI (microempreendedor Individual), é ainda mais vantajoso do que contratar um plano pessoa física. Em alguns casos, conforme o plano, ainda é possível incluir familiares, pois não existe nenhuma restrição em usar o CNPJ da empresa para membros da família. 

 

O plano de saúde empresarial tem carência? 

O prazo de carência do plano de saúde é sempre uma grande dúvida, nos empresariais não é diferente. Mas, sim, existe carência no plano de saúde empresarial, porém o prazo irá variar conforme a operadora. 

No caso de companhias com até 29 vidas, pode existir carência pré estabelecida por lei. O que algumas operadoras fazem é reduzir parte das carências para quem já possui plano anterior. Entretanto, é importante frisar que parto (300 dias) e doenças pré-existentes (24 meses) são coberturas que dificilmente terão suas carências reduzidas. 

Por determinação da lei 9656/98, apólices de empresas com mais de 30 vidas não podem ter carências.  

 

Quem pode ser incluído no plano de saúde empresarial? 

Este modelo de plano de saúde é destinado a todo colaborador que tenha vínculo empregatício direto com a organização que oferece o benefício. Já a inclusão de dependentes varia conforme a operadora do plano e a política da empresa, já que algumas operadoras não oferecem este serviço ao beneficiário. 

No caso de contratos que aceitem a inclusão de dependentes, considera-se parentes de até terceiro grau, como pai, mãe, avós, filhos e cônjuge. Fora desses níveis de parentescos exigidos pelo plano de saúde empresarial, não é possível adicionar dependentes. 

 

Como escolher o plano de saúde empresarial? 

Não faltam opções no mercado de operadoras de planos de saúde para empresas. No entanto, existem muitas dúvidas que surgem para os responsáveis no momento de escolher o plano de saúde que esteja 100% alinhado com a estratégia da empresa. 

Para facilitar a sua escolha, preparamos um e-book com dicas para guiar sua decisão do plano de saúde empresarial. Baixe agora!  

 

Vantagens de contratar um plano de saúde empresarial  

De maneira geral, são inúmeras as vantagens obtidas com a contratação de um plano de saúde. O benefício promove o ganha-ganha dentro da empresa, pois o colaborador passa a valorizar mais o trabalho e a empresa garante uma equipe mais proativa. 

Para os colaboradores, o plano de saúde é sinônimo de mais qualidade de vida, bem-estar e produtividade. Para os gestores, as vantagens também são muito importantes. Entre as principais, podemos citar: 

  • redução do absenteísmo; 
  • diminuição dos problemas de saúde; 
  • maior produtividade dos colaboradores; 
  • melhora do clima organizacional; 
  • captação e retenção de talentos; 
  • pagamento de menos impostos; 
  • valorização da marca empregadora. 

Os benefícios ligados a saúde são vistos como um incrível diferencial, pois demonstram a preocupação da empresa com o bem-estar da sua equipe. Assim, torna a companhia uma referência no mercado em seu segmento, devido a esse cuidado com o seu bem mais precioso: o capital humano. 

 

Como a Magicel pode te ajudar? 

A gestão sobre o plano de saúde empresarial requer otimizações, levando em consideração os gastos relacionados que podem ser reduzidos ou até mesmo cortados, aumentando a eficiência do serviço. 

A Magicel é uma consultoria especializada em benefícios, realizamos a mediação de relação para reajuste anual, seguindo as premissas apresentadas pela companhia. Além disso, implementamos programas de saúde buscando controlar a sinistralidade. 

Entre em contato e converse com um dos nossos especialistas.  

Navegue por Categorias

Conheça a
Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios