Planejamento Estratégico: entenda os pontos estratégicos, táticos e operacionais
People Solutions
Planejamento estratégico

A execução de um Planejamento Estratégico eficiente é um dos pilares fundamentais para uma empresa de sucesso. Apesar de essencial para uma gestão exemplar, esse planejamento requer três essenciais níveis de indicadores estratégicos para definir, por exemplo, o nível de excelência de seu projeto ou negócio.

Para cada etapa do planejamento empresarial, há um indicador estratégico fundamental para o seu sucesso, seja no curto, médio ou longo prazo. Esses pontos estratégicos são básicos, agindo como verdadeiros pilares sobre os quais a empresa constrói a sua estratégia, definindo o que ela faz e sobre o qual o negócio atua.

O primeiro passo, antes de entender os principais pontos estratégicos do planejamento, é a escolha da equipe de planejamento. Essa etapa é essencial para a definição dos pontos estratégicos básicos do processo que norteia todo o planejamento do negócio. Para definir os pontos estratégicos de gestão, é preciso escolher uma equipe com diversas áreas de conhecimento, formando um time de especialistas.

A Magicel, por exemplo, conta com profissionais capacitados, que analisam o setor do seu negócio, além de peças-chaves do mercado em que o seu projeto se encaixa, criando assim um planejamento estratégico robusto, baseado em sua realidade.

Para introduzir sobre o tema, é válido que resumamos o significado de um planejamento estratégico em uma empresa.

1º indicador: o que é o Planejamento Estratégico?

Em resumo, o Planejamento Estratégico é um conjunto de ações e planos que definem os objetivos que a empresa deseja atingir, contando com as decisões e metas que devem ser feitas para se alcançar o propósito final.

Objetivos como “ser líder de mercado”, “diminuir os custos do negócio” ou, até mesmo, “abrir uma nova filial internacional” podem fazer parte de um planejamento estratégico. Com isso, sua empresa saberá quais rumos seguir e quais instrumentos usar durante o processo. Para que seja efetivado, o planejamento estratégico deve ser consistente e vinculado aos objetivos atingidos.

 

 

Planejamento estratégico

 

2º indicador: Planejamento Tático

Após a definição do objetivo da empresa, através do Planejamento Estratégico, é hora de – efetivamente – dividir as ações dentre os respectivos setores envolvidos no projeto. Essa é a definição do “Planejamento Tático”, que visa dividir as responsabilidades de um projeto para cada departamento dentro da organização.

O planejamento tático é definido de acordo com a estratégia definida anteriormente, que divide as responsabilidades da empresa, para que cada setor seja responsável por decisões importantes do projeto, de uma forma objetiva e clara.

Nesse contexto, os indicadores estratégicos do planejamento, em maior ou menor grau, são definidos pelas expectativas de resultados e metas do Planejamento Tático da empresa. O tempo para execução nesta etapa é para médio prazo.

Nesse contexto, as ações incluem, por exemplo: reestruturação de setores, cortes de custos, execução de planos de marketing, melhorias de processos, etc.

 

planejamento estratégico

 

3º indicador: Planejamento Operacional

Na fase de Planejamento Operacional é onde as atividades vão ser, efetivamente, realizadas. Neste momento, é importante definir em detalhes quais os passos técnicos para que sejam executadas as ações, literalmente operacionais, para que se alcance o objetivo principal.

O Planejamento Operacional, em si, deve ser consistente e organizado, alinhados com os objetivos definidos no Planejamento Estratégico.

Aqui, é importante definir os procedimentos a serem feitos, os recursos e as ferramentas necessárias para a obtenção dos resultados pretendidos.

Alguns exemplos de ações para esse passo, são: organização das rotinas, otimização de rotas, melhor gestão do fluxo de caixa, treinamentos para comunicação externa, entre outros.

 

Planejamento estratégico

 

Finalizando o planejamento: a avaliação

Após o alcance do objetivo principal do projeto, é hora de avaliar os resultados obtidos durante todo o processo. Em uma empresa, a primeira fase desta análise é realizada externamente, pela equipe de planejamento. Esse primeiro posicionamento é importante para que a empresa possa corrigir possíveis falhas e arrependimentos.

Ao adotar um indicador de eficácia, sua empresa poderá medir os resultados das ações tomadas para, inclusive, rever as ações de cada uma das etapas, desde o planejamento estratégico. Essa avaliação também permite que sejam encontradas alternativas para o processo de gestão, inclusive consertando falhas qualitativas.

Em suma, o Planejamento Estratégico é a fase fundamental para o sucesso de um novo projeto na sua empresa. É fundamental que esse ponto – e todos os demais – seja bem definido e executado, para que haja um bom retorno do investimento realizado durante a elaboração do processo.

Para garantir a execução de um projeto com sucesso, você deve contar com profissionais capacitados. Conte com os especialistas da Magicel. O nosso time identifica os pontos estratégicos fundamentais para realizar um planejamento robusto e consciente do seu negócio, de acordo com sua realidade. Entre em contato com um de nossos especialistas e veja o que podemos fazer por sua empresa!

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça o
People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions