Seguro D&O: saiba o que é essa modalidade de seguro
Gestão de Risk
D&O-magicel

Os executivos e diretorias de empresas, com cargos de alto padrão, estão suscetíveis a implicações jurídicas em diversos níveis. Para protegê-los contra isso, o seguro D&O é uma das opções mais populares. Mas, afinal, o que significa essa modalidade de seguro? Saiba o que é o Seguro D&O.

Essa modalidade de seguro nasceu nos Estados Unidos, criado especialmente para proteger o patrimônio de diretores, gerentes e conselheiros das empresas contra processos judiciais.

Administradores dos conselhos de alto escalão também costumam contratar esse tipo de seguro para que não precisem comprometer seus bens, caso sejam responsabilizados por seus atos em um julgamento, por exemplo.

No Brasil, esse seguro também protege por danos causados a terceiros, mesmo se cometidos de forma involuntária, bem como previsto em lei. Ele se assemelha muito com o chamado Seguro de Responsabilidade Civil.

 

D&O

 

Como funciona o Seguro D&O?

Em geral, o seguro é contratado de forma simples e seu funcionamento não é complicado. A apólice pode abranger todos os executivos de uma empresa ou apenas uma pessoa segurada.

O seguro é pago por Pessoas Jurídicas (ou seja, empresas) e direcionado à pessoas físicas. Em outras palavras, um dos pontos mais importantes desse seguro, é que ele abrange os executivos apenas como pessoa física. Ele não cobre danos a terceiros gerados pela própria empresa.

 

O que o Seguro D&O cobre?

Como dito anteriormente, o principal objetivo do seguro é proteger o patrimônio do segurado em decisões judiciais. Portanto, algumas das mais frequentes coberturas são:

  • Inquéritos, investigações e processos administrativos;
  • Julgamentos por erros ou omissões;
  • Ações trabalhistas, tributárias e previdenciárias.

Além disso, alguns custos também são cobertos, como: pagamentos do custo de defesa e custas processuais, valores devidos por danos morais e corporais, além de multas e penalidades civis.

Em caso de bloqueio de bens, por exemplo, o seguro também cobre as despesas do segurado enquanto valer a decisão.

 

colegas de trabalho discutindo sobre o D&O

 

Vale a pena contratar o Seguro D&O?

Certamente a contratação desse tipo de seguro é a opção mais prudente para proteger diretores e executivos de alto padrão. Quando ocupados esses cargos, os riscos patrimoniais são reais e, por isso, é importante (como Pessoa Jurídica) proteger seus interesses como Pessoa Física.

Porém, para que o seguro seja efetivo em situações de necessidade, é essencial que os executivos e diretorias estejam atentos tanto com o risco patrimonial quanto os riscos de saúde.

Como dito no início do artigo, o Seguro D&O foi criado para proteger diretores e executivos das empresas. Entretanto, ele não cobre processos administrativos contra a empresa contratante. Por isso, avalie a real necessidade desse seguro para sua empresa.

 

seguro D&O

 

Como funciona a contratação?

Para contratar esse seguro, basta entrar em contato com a melhor corretora para oferecer a melhor seguradora para você. A Magicel, por exemplo, conta com mais de 25 anos de experiência para lhe oferecer a melhor opção.

Logo após, será feita a apólice, em nome da empresa, que compreende os segurados que, neste caso, serão os diretores e executivos. Em poucos passos você irá assegurar os bens de seus executivos.

Está buscando contratar o seguro D&O para sua empresa e garantir a tranquilidade de seus executivos? Entre em contato com os especialistas da Magicel e saiba como contratar o Seguro D&O para sua empresa!

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça a
Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk