Conheça os top 5 benefícios para médias empresas
Gestão de Benefícios
top 5 benefícios para médias empresas

Fazendo parte de um dos desafios dos gestores, a escolha de benefícios para médias empresas é uma das decisões mais importantes na hora de buscar melhorias nas vantagens para os funcionários. Por isso, separamos os melhores top 5 benefícios para médias empresas ofertarem a seus colaboradores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela MetLife, apenas 31% dos trabalhadores de médias empresas (definidos entre 99 e 1.000 funcionários) estavam satisfeitos com os benefícios recebidos pelo empregador.

Por esse motivo, muitas empresas brasileiras buscam nos benefícios uma forma de reter os melhores talentos. Ainda segundo a pesquisa sobre Tendências de Benefícios para Funcionários, cerca de 93% dos empregadores sabem que precisam criar um ambiente de trabalho melhor para manter empregados que contam com alto nível de habilidades técnicas.

Como critério de exemplo, algumas pesquisas mostram que 73% dos profissionais que possuem o acompanhamento de programas de saúde através de suas empresas, se sentem muito mais realizados com o local onde trabalham.

Leia mais sobre os impactos causados pela gestão de saúde, neste artigo.

 

Os benefícios obrigatórios pela lei do CLT

Os profissionais de Recursos Humanos sabem, mais do que ninguém, que ao contratar um funcionário através de contrato de carteira assinada (CLT), há um conjunto de lei que rege essa relação de trabalho e devem ser seguidas à risca.

Entre as regras impostas para esse tipo de contrato, há a obrigatoriedade de o empregador oferecer benefícios obrigatórios para seus colaboradores.

Os benefícios obrigatórios, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho são, em resumo: FGTS, vale-transporte, 13º salário, adicional noturno (se aplicável) e férias remuneradas. Outros benefícios adicionais, em suma, são opcionais ao empregador.

Além disso, é importante saber que algumas categorias são cobertas pela Convenção Coletiva de Trabalho – uma relação entre entidades sindicais, os trabalhadores e seus empregadores -, que podem contar com regras específicas sobre os benefícios que podem ser obrigatórios, como vale-refeição, auxílio-creche ou plano de saúde.

 

Os grupos de benefícios oferecidos pelas empresas

Dependendo do tipo e da cultura da empresa, muitos empregadores oferecem benefícios de diferentes formas para o funcionário. Aqui, podemos classificá-los em dois grupos: os benefícios modernos e os tradicionais.

Nas empresas mais tradicionais e/ou com verbas mais enxutas, é comum encontrar apenas os benefícios básicos, como as previstas na legislação. Ao oferecer mais benefícios, o caminho é recorrer para o essencial: Vale-refeição ou Alimentação e Plano de Saúde, por exemplo.

Já as empresas que buscam o bem-estar do funcionário atribuindo mais que apenas o essencial, no geral, investem em benefícios modernos e fora do convencional. Dentre eles, estão: vale-cultura, clube de benefícios, vale-academia, assistência pet, bolsa estudos, etc.

Para escolher o melhor benefício, é importante ponderar qual o objetivo atual da empresa e sua presente situação.

 

Veja quais são os 5 melhores benefícios para médias empresas

Ponderando entre os grupos de benefícios modernos e tradicionais, reunimos um top 5 benefícios para médias empresas que podem ser ofertadas aos funcionários:

  1. Plano de saúde e odontológico
  2. Vale-refeição e Vale-Alimentação
  3. Assistência Veterinária
  4. Vale-combustível e Vale-Estacionamento
  5. Programa de Vantagens, benefícios e descontos

Outros benefícios também podem ser oferecidos, conforme o crescimento da equipe e os resultados da empresa, como Previdência Privada, Vale-Farmácia, Seguro Viagem, Seguro de Vida e, até mesmo, uma Participação dos Lucros da empresa (o famoso PLR).

Saiba como escolher o melhor plano de saúde empresarial para seus colaboradores, neste artigo.

 

Benefícios flexíveis: a alternativa moderna para bonificar os colaboradores

Para criar um processo ainda mais personalizado para os colaboradores, muitas empresas investem em uma alternativa moderna e atrativa: os benefícios flexíveis.

Através desse método, o funcionário pode escolher, entre uma variedade de benefícios, qual deles melhor se encaixa em sua ambição e quais suprem melhor suas necessidades. Assim, a empresa garante uma vantagem competitiva para retenção de talentos e o funcionário agrega maior qualidade de vida.

Agora, gestor, é com você! Compile todo o conteúdo encontrado nesse artigo e faça a melhor escolha entre os benefícios para seu colaborador. Não se esqueça que a boa escolha de benefícios corporativos pode ser uma excelente alternativa para atrair e reter bons talentos.

 

Navegue por Categorias

Conheça a
Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios