Saiba a importância do mapeamento de competências e por que você deve fazê-lo hoje
People Solutions
a importância do mapeamento de competências

O mapeamento de competências é um processo, no qual os Recursos Humanos são responsáveis, que traz muitas vantagens para as organizações. Essa ferramenta identifica as competências comportamentais e técnicas dos funcionários, ajudando as empresas serem mais eficientes e estratégicas.

Qualquer empresa que não conheça seus talentos humanos corre o risco de não obter os resultados necessários para alcançar seus objetivos.

 

Os principais objetivos do mapeamento de competências são:

  • Desenvolver o capital humano;
  • Identificar as competências dos colaboradores;
  • Aprimorar talentos;
  • Tornar a empresa mais eficiente;
  • Obter baixo absenteísmo;
  • Aumentar o engajamento dos funcionários;
  • Melhorar o clima organizacional.

 

Além de fornecer uma visão clara das competências de cada função dentro da empresa, o mapeamento de competências fornece uma nova perspectiva dos gaps necessários dentro de cada área, incluindo o RH. Isso proporciona um êxito mais rápido na aquisição de novos talentos, revela a necessidade de capacitação e melhora os processos de formação.

 

Além disso, o mapeamento das competências contribui para a criação de novos processos que podem ser incorporados na gestão de pessoas reduzindo assim o tempo gasto em soluções ineficazes.

 

Saiba como fazer o mapeamento de competências

 

O primeiro passo para fazer esse tipo de serviço é realizar uma entrevista com todos os colaboradores da empresa. Ela deve ser feita de forma individualizada, com solicitação detalhada da descrição dos objetivos e funções do funcionário.

O ideal é adotar o conhecido modelo CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Reúna as informações sobre o conhecimento do funcionário, as habilidades práticas do colaborador e sua capacidade de tomar uma atitude ao se deparar com determinados fatos, barreiras, situações ou pessoas.

O ideal é que cada empresa tenha suas próprias regras para avaliação de competências. Esses modelos podem ser usados desde o momento do recrutamento e seleção, a até momentos de feedback sobre o trabalho do colaborador.

Em resumo, o mapeamento de competências é uma ferramenta poderosa para o RH, e trata-se de um processo para medir o nível de desempenho do colaborador, onde a equipe é responsável pela seleção, e identificação das competências e habilidades próprias, com o objetivo de aumentar os resultados individuais e coletivos em uma empresa.

Essa atividade, por exemplo possibilita uma melhor organização dos processos e divisões de trabalhos no ambiente corporativo.

 

People Solutions: a opção que ajuda sua gestão

Dentro da solução People Solutions da Magicel, contamos com o projeto de mapeamento de competências no qual, alinhados com os valores de seu negócio, o time Magicel avalia e aperfeiçoa a performance de seus colaboradores, para tornar a empresa mais eficiente em seus processos.

Quer saber mais sobre nossa solução People Solutions? Visite essa página e descubra como podemos tornar seu RH ainda mais eficiente e estratégico!

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça o
People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions