Gerenciamento de Riscos: saiba como solucionar riscos em frotas
Gestão de Risk
gerenciamento de risco

A Gestão de Riscos é uma ação muito comum em empresas que se preocupam com a estabilidade de seus negócios firmados. A função do Gerenciamento de Riscos em frotas é identificar os possíveis riscos que podem surgir durante as atividades e, assim, mitigá-los para reduzir perdas.

Quando se fala em economia, a Gestão de Riscos para frotas pode resultar em uma redução de até 20% nas operações. Uma pesquisa, realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC) apontou que os gastos com logística, nas empresas, representam 12,37% do faturamento total das empresas. Por esse motivo, o gerenciamento de riscos é essencial para prevenir altos custos operacionais.

Entre os principais custos de uma operação de frotas está: manutenções não programadas, combustível, acidentes, multas e roubos, por exemplo.

 

gerenciamento de risco

 

 

Mas afinal, como solucionar os principais problemas com a gestão de riscos para frotas? Em primeiro lugar, o ideal é contar com uma boa assessoria de Gestão de Riscos. A Magicel, por exemplo, através de sua solução “Gestão de Risk”, conta com uma equipe de especialistas para buscar os melhores resultados para seu negócio. Vale conferir a solução “Gestão de Risk” da Magicel e tirar suas dúvidas com um consultor.

Além disso, você pode aplicar algumas ações para iniciar o controle de riscos em sua empresa, antes mesmo de problemas acontecerem. Listamos algumas das opções para você:

Treinamento para motoristas

O treinamento de motoristas, seja para atualizá-los e revisar regras de trânsito, ou para ajudá-los a aplicar direção defensiva em seu dia a dia, pode reduzir custos no longo prazo em sua empresa.

Esse tipo de curso pode auxiliar que o motorista possa pilotar outros equipamentos, por exemplo, garantindo assim que seu funcionário esteja sempre disponível para operar com outro veículo, como em casos no qual seu caminhão habitual esteja indisponível.

 

Tudo sobre gerenciamento

 

Os treinamentos são o primeiro passo para uma boa gestão de riscos e que impactam positivamente as finanças da empresa. Essa educação garante uma condução mais consciente, prevenindo acidentes (gestão de risco) e, até mesmo, economizando combustível (redução de custos).

 

Adição de câmeras embarcadas (Dash Cam)

A inclusão de câmeras dentro dos veículos podem ser uma excelente alternativa para uma gestão de riscos eficiente. Antes de tudo, é importante deixar claro que esse equipamento não será utilizado para monitorar o motorista e, sim, para a produção de provas em casos de sinistros (para a análise de acidentes, por exemplo).

 

 

espelho com monitoramento Magicel

 

 

Para exemplificar, imagine que sua empresa sofre, constantemente, com processos de terceiros, por acidentes causados – supostamente – por seus motoristas. Essas imagens seriam fundamentais para provar a inocência de seu funcionário, por exemplo. Isso evitará riscos futuros e eliminarão custos processuais, por exemplo.

 

Manutenção Preventiva

Esse é um dos pontos mais importantes da Gestão de Riscos em frotas. Isso, pois a manutenção preventiva pode, justamente, precaver que problemas possam ocorrer durante a operação logística. Inspeções regulares na frota são altamente recomendadas para garantir a integridade dos veículos.

 

 

magicel - getão de risk

 

A implantação de um checklist de manutenção também é bastante recomendada, já que o motorista estará completamente ciente da situação do veículo. Essa ação deve, preferencialmente, ser acompanhada de um gestor de frotas.

 

Coparticipação

A Seguradora Zurich, em suas dicas para gerenciamento de riscos para frotas, indica que a coparticipação do seguro entre funcionário e empresa pode ser eficiente. Essa prática garante mais segurança financeira para a empresa e incentiva o maior cuidado com os veículos, já que eles seriam responsáveis pelo pagamento da franquia do seguro, caso estes tenham sido causadores de colisões, por exemplo.

 

Mapeamento de riscos

O mapeamento de possíveis riscos que a operação de seu negócio pode ser atingido é uma das mais importantes ações a se tomar. Isso pode ser feito de forma independente ou, preferencialmente, com a ajuda de uma empresa especializada em gestão de riscos.

A criação do mapa de riscos de sua empresa pode gerar ações mais efetivas para a mitigação ou extinção das ocorrências que podem desestabilizar seus negócios. Isso também norteará os gestores de frota a criar melhores planos de ação e focar seus esforços nos maiores riscos, que são potencialmente mais prejudiciais.

 

gerenciamento - Magicel

 

Para minimizar as atuais questões e problemas corporativos, desenvolvemos nosso produto “Gestão de Risk”, para garantir a segurança de seu patrimônio corporativo. Combinamos uma Consultoria Estratégica com o desenvolvimento de soluções focadas no gerenciamento de riscos.

Garanta a segurança do seu negócio com a Magicel. Converse já com nossos consultores e veja como podemos ajudar em seu gerenciamento de riscos para frotas!

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça a
Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk