Qual a diferença entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos?
Sem categoria
gestão de pessoas e recursos humanos

A Gestão de Pessoas e Recursos humanos são duas áreas que se completam dentro de uma instituição. Porém, apesar de fazerem parte do mesmo setor, cada uma delas conta com diferenças em responsabilidades dentro de uma empresa.

Enquanto o setor de Recursos Humanos busca organizar a parte administrativa da rotina de uma empresa, a gestão de pessoas tem foco no desenvolvimento de competências dos colaboradores, desde o momento de sua contratação.

Conheça agora, à fundo, as funções de cada uma das áreas dentro de uma organização.

 

Funções da área de RH

A área de Recursos Humanos abrange os profissionais que trabalham com as funções administrativas dentro de uma empresa. Enquanto trabalham como administradores de benefícios, recrutamento e seleção, também atuam com a organização de salários, folha de pagamentos, contratações e as leis trabalhistas.

Nesse caso, as funções de um gestor de RH, dentro do Departamento Pessoal, cuidam das tarefas voltadas a questões burocráticas. Em algumas empresas, essa função é feita em conjunto com uma equipe de contadores, sendo responsáveis por funções mais objetivas, contando com um grupo de atividades mais abrangente.

 

Funções da Gestão de Pessoas 

Sendo uma área mais específica dentro do Departamento Pessoal, a Gestão de Pessoas (ou Gestão de Talentos) tem foco no desenvolvimento das competências dos colaboradores junto a empresa.

Os principais focos dessas atividades são reter profissionais capacitados, mapear competências, capacitar talentos, entre outros. Conheça, em detalhes, a área de Gestão de Pessoas, nesse artigo em nosso blog.

Em resumo, essa área pode facilitar o crescimento dos funcionários para que a empresa alcance objetivos cada vez maiores. Essas atividades impactam diretamente no resultado alcançado pelo time de colaboradores.

 

A importância de contar com um RH integrado à Gestão de Pessoas

Muitos gestores das companhias não sabem a importância de contar com uma área de Departamento Pessoal que integre essas duas áreas: a gestão de pessoas e os Recursos Humanos.

Um RH estratégico bem estruturado pode alavancar os resultados alcançados por uma empresa, independentemente de seu tamanho. Apesar de serem áreas diferentes, ambas as funções se complementam.

Enquanto um gestor de RH tem foco total na busca pela organização da companhia e na busca de melhorias constantes, defendendo as ambições da empresa frente ao mercado, o gestor de pessoas pode, na prática, trabalhar os mesmos objetivos junto aos colaboradores.

Essa organização pode contribuir para o processo de estruturação de uma empresa. No momento de um desligamento, por exemplo, a união de forças entre as áreas pode minimizar os impactos negativos causados dentro de um time pela saída de um profissional, por exemplo.

Além disso, as áreas se convergem também nos acontecimentos diários de uma empresa, como na hora de promover um funcionário ou aplicar aumentos de salários. Enquanto a Gestão de Pessoas faz o mapeamento de colaboradores, a Gestão de RH identifica a viabilidade dessa ação.

Ao saber a diferença entre as áreas, é mais fácil para que os administradores das empresas valorizem a importância desse profissional dentro da organização e esteja cada vez mais alinhado aos objetivos da empresa. Saiba como a Magicel pode ajudar no processo organizacional de sua equipe de RH e Gestão de pessoas. Entre em contato conosco.

 

Navegue por Categorias

Conheça a
Gestão de Saúde