Design Organizacional Estratégico: o que é e como aplicar em sua empresa?
Gestão de Risk
Design Organizacional

Fazendo parte de uma estratégia de gestão inteligente, o Design Organizacional é uma prática aplicada nas empresas para repensar seus processos, definir metas, além de descobrir dores e soluções de um negócio. Mas, afinal, o que é o Design Organizacional e como aplicar em sua empresa?

O Design Organizacional é um processo incluso no planejamento de um modelo de negócio, que visa a identificar características e soluções intuitivas, com o objetivo de produzir novas estratégias dentro de uma organização.

Ele é uma parte fundamental do planejamento estratégico de uma empresa, pois permite que os profissionais entendam melhor seus colaboradores, incluindo suas necessidades e desejos.

 

O que é Design Organizacional?

Ao criar uma estrutura organizacional, há diversos elementos presentes neste sistema. São eles organogramas, papéis, processos, estruturas de hierarquia, entre outros. A responsabilidade de desenhar e definir essa estrutura, por sua vez, é do Design Organizacional.

Dentro de um RH estratégico ou de uma gestão inteligente, o Design Organizacional pode auxiliar na tomada de decisão para redefinir a estrutura evolutiva da empresa que, por sua vez, está em constante transformação.

 

Quais as aplicações do Design Organizacional?

O Design Organizacional ajuda a definir as estratégias, o modelo de negócio e a atualização da negociação. O Design Organizacional apresenta-se como uma excelente ferramenta para atender as necessidades das organizações, pois permite que os profissionais tenham maior conhecimento sobre seus clientes, colaboradores e sobre as interrelações entre ambos os cenários.

 

Na prática, quais os benefícios do Design Organizacional?

Uma das principais vantagens de aplicar o Design Organizacional é a agilidade e integração entre as principais áreas de uma empresa. Com a reorganização de hierarquias e processos, as empresas se tornam mais eficientes, já que tem a possibilidade de criar um ambiente ainda mais integrado entre os departamentos.

Ainda, ele auxilia a definir as metas de cada setor e, dessa forma, exemplificar as prioridades da organização. Além disso, o Design Organizacional pode ser utilizado para criar um ambiente mais motivador e integrar as diversas áreas de uma empresa.

 

O que você precisa para iniciar o Design Organizacional?

Para aplicar uma lógica de Design Organizacional, você precisa estar aberto às mudanças e contar com o auxílio de todas as áreas envolvidas na estruturação. Cada área tem sua forma de contribuir, desde o olhar do processo até ao relacionamento com o cliente. Com isso, é necessário que haja uma troca de informações e uma parceria maior entre as áreas envolvidas no projeto.

Contar com uma consultoria de pessoas e RH pode ser fundamental nesse processo. Com o People Solutions da Magicel, por exemplo, pode auxiliar na aplicação da técnica em sua empresa. O Design Organizacional fará você ter uma visão mais ampla do seu negócio, podendo criar um ambiente mais integrado e produtivo dentro de sua empresa.

Se você identificou a necessidade de aplicar o Design Organizacional em sua empresa, conte com os especialistas da Magicel para auxiliar na aplicação mais eficiente! Entre em contato com nossos consultores e monte já a sua estratégia para otimizar seus processos!

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça a
Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk