Nosso

Blog

Consultoria Interna de RH: o que é e como funciona?

Muitos gestores de RH ainda são bastante resistentes em contar com uma ajuda externa para operar questões estratégicas de uma empresa. Por isso, vamos explicar como funciona e o que é a Consultoria Interna de RH, um método importante para aprimorar os processos de uma empresa.

É importante salientar que, ao contar com uma consultoria de RH, não significa que a área de Recursos Humanos está deficitária ou que não é hábil para cumprir suas funções. Muito pelo contrário.

A Consultoria Interna de RH tem o objetivo de auxiliar os gestores de Recursos Humanos a tomar decisões estratégicas ou delicadas com visão neutra. Para a resolução de certos problemas, a contratação de uma consultoria é melhor do que definir que o gestor de RH interno seja responsável pela ação, no caso de desligamentos, por exemplo.

 

 O que é consultoria de RH interna

 

O que é Consultoria Interna de RH

A Consultoria Interna de RH é, no geral, uma empresa especializada que conta com uma equipe de profissionais com experiência em gestão de Recursos Humanos. A Magicel, por exemplo, através do produto People Solutions, é uma das consultorias existentes.

O objetivo dessa consultoria é focar na gestão de pessoas e no cenário organizacional, criando estratégias para mudanças dentro de uma empresa, propondo as melhores estratégias que resultem em um melhor desempenho humano dentro de uma empresa.

Por ser realizada com neutralidade, a ação de uma consultoria dentro de uma empresa torna os resultados muito mais assertivos.

 

consultoria de rh

 

Como funciona a Consultoria Interna de RH na prática?

No geral, uma empresa de consultoria de RH é contratada quando as empresas estão passando por dificuldades no relacionamento entre gestores e outros colaboradores.

Apesar disso, há diversos outros motivos, dentro de uma instituição, em que a consultoria pode ajudar a mediar e resolver. Listamos abaixo alguns deles:

 

  • Retenção de talentos
  • Gestão de benefícios
  • Ajuste de clima organizacional
  • Redução de Turnover
  • Baixa produtividade
  • Contratação de novos talentos
  • Falta de motivação dos funcionários
  • Treinamento de Gestão e Sucessão
  • Absenteísmo

Na prática, a consultoria auxiliará o gestor de RH ao circular com maior facilidade dentro das diversas áreas da empresa, identificando problemas, traçando estratégias e atendendo necessidades de sua empresa.

Com uma equipe de consultoria completa, os experts podem propor soluções eficientes para sua empresa, o que torna a opção mais indicada para resolver gaps identificados dentro de uma companhia. Com isso, sua empresa pode cortar custos desnecessários e otimizar o tempo com novas estratégias.

 

consultor e gestor de rh

 

As mudanças propostas por uma consultoria, por exemplo, são feitas com neutralidade e imparcialidade. Esse é um trabalho que somente com agentes externos poderia ser realizado em sua empresa. Essas ações são importantes na hora de desligamentos, remanejamento de funcionários ou ações importantes dentro da gestão, por exemplo.

Está buscando por estratégias capazes de otimizar e implementar novas soluções para o seu RH? Conheça nossas soluções de “People Solutions” da Magicel, uma Consultoria de Riscos Empresariais que provê soluções personalizadas para sua gestão.

Entre em contato com um de nossos especialistas e alcance já os melhores resultados!

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Colaboradores mais saudáveis ​​são mais felizes. As empresas...

A pandemia mudou tudo, e um dos...

Dentre todos os benefícios que uma empresa...

Ver mais