Conhecimento, Habilidade e Atitude: como o aplicar o “CHA” na gestão de pessoas
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A tríade Conhecimento, Habilidade e Atitude são essenciais ferramentas para tornar a Gestão de Pessoas ainda mais eficiente. Entenda agora qual o significado da tríade “”CHA”” e veja suas aplicações dentro de um RH estratégico.

A sigla é responsável por englobar os conceitos de atributos técnicos utilizados para avaliar os colaboradores. Esse conceito é o usado pela gestão de pessoas para comparar e avaliar as três principais características dos funcionários.

 

Qual o significado da sigla “CHA”?

A “CHA” é comumente usada em grandes corporações para avaliar e classificar contratados pelos recrutadores. Ela corresponde ao acrônimo de um conjunto de ações feitas pelo RH da empresa. Veja qual o significado de cada letra para a sigla:

A letra “C” corresponde ao conhecimento. Ele classifica o nível de domínio do funcionário sobre um determinado assunto.

A letra “H” corresponde às habilidades. Isso significa a capacidade do funcionário de oferecer resultados, baseados justamente em seus conhecimentos, que resultam em soluções eficazes para as tarefas realizadas.

Já a letra “A” corresponde às atitudes, em especial as proativas. Ele classifica as posturas de ação do funcionário às tarefas concedidas. Nesse caso, a iniciativa do colaborador é avaliada.

A “CHA” é importante para gerir a carreira dos colaboradores e, também, para encontrar profissionais que se alinhem com a realidade da empresa. Em um cenário de guerra de talentos, encontrar profissionais capacitados, que atendam aos três requisitos da “CHA”, pode ser vantajoso para sua empresa.

 

Quais os benefícios de aplicar o “CHA”?

Essa ferramenta pode ser bem aplicada na seleção e recrutamento. Com isso, você garante a escolha de um profissional que domine as práticas para executar as atividades e alcançar as metas definidas pela empresa.

Além disso, você garante o máximo de produtividade e satisfação dos funcionários em sua empresa. Assim, você pode, inclusive, reduzir as taxas de turnover, por exemplo. Isso é resultado direto da aplicação do “CHA” em suas atividades.

 

Como implementar o “CHA”?

Aplicar o “CHA” é muito simples. Basta ter uma lógica clara para isso. Veja como fazer isso e quais os indicadores que você pode contar para avaliar e comparar os três conceitos:

Você pode contar com esses indicadores para checar quanto o funcionário domina cada atributo. A partir daqui você pode exigir mais do funcionário durante o período de treinamento e aprendizado. Assim, você terá um profissional bem capacitado e planejado.

 

 

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O melhor caminho para aplicar o método é organizando seu fluxo de contratação e, logo após, recrutar, capacitar e desenvolver talentos. Isso se aplica tanto aos novos contratados, quanto aos colaboradores já estabelecidos.

Além disso, é importante que você tenha um planejamento de carreira para os colaboradores. Isso porque, sem essa organização anterior, você não pode garantir a manutenção de profissionais altamente capazes de atender às demandas de sua empresa.

 

Use a tecnologia para auxiliar no processo de “CHA”

Com o uso de algumas ferramentas de gestão, você pode garantir o pleno funcionamento do “CHA” em sua estratégia corporativa. Investir nesses recursos pode ser uma garantia de que, no longo prazo, melhores resultados sejam alcançados.

Ao contar com bons sistemas, você pode usá-lo para monitorar e medir indicadores de desempenho para cada funcionário. Assim você poderá gerar relatórios que apontam onde seu RH pode trabalhar para elevar os resultados dos funcionários.

Após aplicar o CHA com seus funcionários, avalie os resultados de sua empresa antes e depois da aplicação dessa estratégia. Conte com a ajuda da Magicel para sua consultoria de RH. Nosso time de especialistas pode potencializar ainda mais seus resultados. Fale já com um de nossos consultores e melhore os indicadores de sua empresa!

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