Desafios do RH: como reter talentos em sua empresa
Sem categoria
como reter talentos rh

Um dos principais custos para uma empresa é a alta taxa de rotatividade entre os colaboradores, independente dos motivos causados para isso. Além de prejudicar, de maneira financeira, as empresas, o alto turnover prejudica estrategicamente as empresas. Um dos desafios do RH é: como reter talentos em sua empresa?

Antes de saber quais as formas para reter talentos em sua empresa, é importante identificar quais os motivos que causam a grande rotatividade de colaboradores. Esse problema pode iniciar desde problemas no clima organizacional em sua empresa, falta de planos de carreira ou Remuneração e, até mesmo, por falta de benefícios alinhados à sua empresa.

Ao identificar esses problemas, o Gestor de RH pode contar com dificuldade na hora de gerir esses problemas. Neste momento é que uma consultoria de RH pode lhe auxiliar para resolver o turnover de sua empresa.

 

Talentos

 

Como funciona o processo de Retenção de Talentos?

A Retenção de Talentos é o processo que as empresas adotam para reduzir a taxa de turnover em suas operações. Muitas vezes, essa grande troca de colaboradores se torna um custo que pode chegar a até 2 vezes o salário do colaborador, somente na hora do pedido de demissão.

A saída de colaboradores, muitas vezes sem motivos, é um problema que atinge muito as empresas. A grande taxa de rotatividade da empresa, ou seja, a troca frequente de colaboradores, é um fator que afeta todo o processo de Retenção de Talentos.

Para iniciar o processo, é fundamental entender o perfil dos colaboradores e futuros contratados para que se encaixem na cultura da empresa. Muito mais do que buscar atributos técnicos, como a experiência do funcionário, é importante saber se a empresa cumpre as expectativas do funcionário com relação a seu trabalho.

 

.como reter talentos

 

 

A partir do perfil desejado para a sua empresa, o Gestor de RH pode saber como a empresa pode manter o funcionário e, assim, oferecer benefícios que atendam às necessidades do funcionário, por exemplo.

O foco da consultoria, neste caso, é montar a estratégia para os colaboradores da organização, fazendo com que fiquem. Com isso, a empresa pode reduzir o turnover dos colaboradores, além de atrair novos colaboradores engajados.

Como reter talentos em sua empresa: as estratégias para o RH

Algumas das estratégias, usadas nas maiores empresas, guiadas por uma consultoria de RH, como a Magicel, podem auxiliar você na retenção de talentos. Confira algumas delas:

  • Plano de Carreira

A criação de um plano de carreira é um dos principais responsáveis pela retenção de talentos dentro de uma empresa. Isso é causado pelo fato de que os funcionários são movidos pelas possibilidades de carreira à longo prazo. Por isso, quando seguido um plano de carreira, diminui a probabilidade de que o funcionário desista de sua jornada dentro da empresa.

  • Treinamentos

Investir no treinamento de seu time é importante para deixá-los mais atualizados às melhores práticas em suas áreas. Assim, além da empresa manter o funcionário, que reconhece o investimento em sua formação, você também garante melhores resultados para sua empresa.

 

entrevista de emprego

 

  • Escutar seus colaboradores / Formas de feedback

Fornecer formas de escutar seus colaboradores e entregar feedbacks sobre seu desempenho é uma forma de melhorar a comunicação empresa X funcionário. Essa é uma estratégia bastante eficaz para que seus colaboradores se identifiquem mais com a empresa e tornem-se mais ativos dentro da organização.

  • Comunicação Interna

Investir em Comunicação Interna pode ser uma das formas mais eficazes para melhorar o clima organizacional de sua empresa. Essa é uma alternativa para manter seus colaboradores engajados com a empresa.

Todas essas alternativas devem ser aplicadas, acompanhadas de uma estratégia macro para o engajamento e retenção dos seus funcionários. Por isso, conte com uma consultoria de RH para que os Gestores de Recursos Humanos possam cocriar um plano tático para reter talentos em sua empresa.

Entre em contato com nossos especialistas hoje mesmo e conheça mais sobre nossas soluções.

Navegue por Categorias

Conheça a
Gestão de Saúde