Seguro de Vida Empresarial: como funciona?
Gestão de Benefícios

O seguro de vida empresarial é um dos benefícios corporativos mais oferecidos pelas empresas. Visando garantir a tranquilidade do colaborador e de sua família em momentos difíceis. Porém, muitas vezes, é um benefício obrigatório pela convenção coletiva. Mesmo sendo um dos benefícios mais oferecidos, no entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o seguro de vida empresarial. 

É muito comum ouvir falar em seguro de vida e já associar à morte, recebimento pelos familiares e coisas do tipo, mas o seguro de vida vai muito além e conta com vários modelos.  

Porém, o amadurecimento nos níveis de educação financeira e o entendimento da necessidade de planejar o futuro, vêm mudando esse cenário, refletindo-se nas estatísticas do mercado de seguros. O fato é que o seguro de vida passou a ser um desejo de muitos profissionais, tornando um ponto de atração no recrutamento de talentos, bem como na manutenção da equipe. 

Entender as particularidades do seguro de vida empresarial, como ele funciona, se a contratação é obrigatória ou não por sua empresa é essencial para o RH desempenhar suas atividades de maneira efetiva.  

Por isso, vamos esclarecer neste artigo algumas questões sobre o seguro de vida empresarial. Continue a leitura! 

 

Como funciona o seguro de vida empresarial? 

O seguro de vida empresarial é contratado pela empresa com o objetivo de assegurar proteção aos seus colaboradores, podendo incluir também os seus familiares. A cobertura básica se dá em caso de morte (natural ou por acidente) ou invalidez (por acidente ou enfermidade).  

Mas, existe a possibilidade de combinar um conjunto ilimitado de proteções. Existem produtos de seguro de vida empresarial que é possível incluir o pagamento de capital em caso de diagnóstico de doenças graves, cobertura de diárias em internação hospitalar, auxílio/assistência funeral e até reembolso de despesas com medicamentos. 

No seguro de vida empresarial, a empresa é a estipulante, sendo responsável pela negociação das cláusulas contratuais, como prazos, carências, idade máxima, políticas de reajuste dos prêmios e etc. De forma que, o colaborador é apenas incluído na apólice coletiva. 

 

Quais categorias de trabalho têm seguro de vida obrigatório? 

Existem algumas categorias de trabalho com a obrigatoriedade de contratar o seguro de vida empresarial para seus colaboradores, devido a convenções sindicais e acordos coletivos. Apesar de ser um benefício que pode ser oferecido para todos os, de qualquer área, ainda não é obrigatório para todas as empresas. 

O seguro de vida empresarial é obrigatório para as seguintes categorias: 

– construção civil; 

– postos de combustíveis; 

– colaboradores de condomínios; 

– comércio de alimentos no varejo; 

– serviços como bares, padarias, buffets, churrascarias, pizzarias e restaurantes; 

– hotelaria, motéis e hospedagem; 

– profissionais de contabilidade; 

– profissionais da área de educação; 

– motoboys e outros entregadores; 

– prestadores de serviço em geral; 

– despachantes; 

– serviços relacionados a panificação e confeitaria; 

– indústrias têxteis e de vestuário; 

– indústrias de louça, porcelana de barro ou cerâmica; 

– instalação e manutenção de redes de telecomunicação; 

É importante lembrar que existem outras categorias com obrigatoriedade de cobertura do seguro, em estados específicos do país.  

Por exemplo, em São Paulo, os contratados por indústrias de instalações elétricas, hidráulicas, de gás e sanitárias. Portanto, é preciso verificar no sindicato da sua categoria se essa é uma obrigação para o seu negócio. 

 

Por que contratar seguro de vida empresarial? 

Mesmo que a contratação do seguro de vida empresarial não seja para todas as categorias, é importante que a companhia ofereça esse benefício. Pois trata-se de uma forma de demonstrar cuidado com seus colaborares e valorizar maior bem da empresa: o capital humano. 

Além disso, como o seguro coletivo costuma ser mais vantajoso financeiramente do que os seguros de vida individuais, as empresas acabam investindo pouco em relação aos benefícios que esse serviço oferece. É uma excelente oportunidade para humanizar a gestão da sua empresa. 

 

Quais as exigências para contratar o seguro de vida empresarial? 

Em geral, as seguradoras exigem uma relação mínima de pessoas a serem seguradas, existem apólices que aceitam a partir de três vidas. Além disso, outra condição se refere à idade, que geralmente fica entre 14 e 65 anos. Todavia, algumas seguradoras, aceitam a entrada de pessoas até os 70 anos. 

A condição mínima para fazer parte do seguro de vida empresarial é estar vinculado à empresa como empregado, sócio ou executivo. Todos devem constar no e-Social ou nos documentos contábeis, como pró-labore e contrato social. 

Geralmente, não é feita a análise individual das vidas que serão seguradas. Porém, quando isso acontece, é aceita a adesão das pessoas que estejam em boas condições de saúde. Qualquer tipo de lesão e doença preexistente deve ser comunicada à seguradora. A omissão pode gerar recusa de pagamento do capital segurado em caso de sinistro. 

As seguradoras contam com pacotes específicos para cada porte de empresa, baseado no risco de cada atividade. Existe no mercado, seguros especialmente formatados para pequenas e médias empresas (PME). Mas, é possível formatar o seguro especialmente para a realidade da sua empresa.  

 

Qual o custo-benefício do seguro de vida empresarial? 

Uma das principais vantagens do seguro de vida empresarial é o custo-benefício. Ou seja, a segurança e tranquilidade que você oferece para o colaborador é desproporcional ao custo que sua empresa terá.  

O custo do seguro varia em função de três fatores principais: idade dos colaboradores, quantidade de coberturas acessórias e o valor da indenização escolhida. Em geral, o seguro de vida é um benefício muito mais barato se comparado a outros, como o plano de saúde. 

Entretanto, é fundamental ter um especialista para auxiliar no cálculo do seguro de vida empresarial, tanto da apólice quanto do valor a ser pago pelo colaborador e pela empresa.  

A Magicel realiza todo o processo de intermediação e compreensão do seguro de vida empresarial adequado para o perfil da sua empresa. Realizando toda a gestão posterior à contratação.   

Entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre nossas soluções.

Quer saber como ter os melhores benefícios para os seus colaboradores? Baixe nosso e-book! 

Navegue por Categorias

Conheça a
Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios

Invista na Qualidade de Vida!

Conheça a Gestão de Benefícios