Bem-estar dos colaboradores: 5 dicas para estimular a satisfação dos profissionais
Gestão de Risk
colaboradores bem-estar

Há a premissa que profissionais mais felizes podem trazer maiores resultados para as empresas, já que produzem mais. Por isso, é importante garantir o bem-estar dos colaboradores. Saiba agora, em 5 dicas, como estimular a satisfação dos profissionais da sua empresa.

O ambiente profissional é o local em que o trabalhador mais passa tempo em sua vida, colaborando a favor dos rendimentos da empresa. Por isso, nada mais justo do que cuidar do bem-estar dos colaboradores.

Ao cuidar da felicidade do seu funcionário, ele terá uma percepção ainda melhor sobre a empresa, uma vez que o ambiente de trabalho lhe oferece condições favoráveis para auxiliar na qualidade de vida.

Veja, agora, 5 dicas para estimular o bem-estar dos colaboradores:

1 – Incentive um bom ambiente de trabalho

Para atribuir um melhor bem-estar dos seus colaboradores, um ambiente propício pode estimular ainda mais os seus funcionários.

Verifique se você fornece todas as ferramentas necessárias para que seu funcionário trabalhe com qualidade, sem medir custos.

 

colaboradores bem-estar

 

Além disso, preocupar-se com a ergonomia no ambiente de trabalho é extremamente importante, principalmente para reduzir a sinistralidade com saúde.

Outra dica é aplicar uma carga horária adequada à realidade, evitando esgotamento físico e mental. De nada adianta, por exemplo, que seus funcionários trabalhem mais que 8 horas para compensar sábados, domingos ou feriados. Isso poderá, inclusive, aumentar o turnover de sua empresa.

 

2 – Valorize a diversidade

Em resumo, valorizar a diversidade é uma das melhores ideias para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e aumentar o bem-estar dos colaboradores. É fundamental que você respeite as diferenças dos seus colaboradores.

Mais do que uma forma de demonstrar apoio à diversidade, sua empresa trabalhará o Employer Branding, impactando na reputação que sua empresa terá diante seus funcionários.

 

3 – Faça exigências com responsabilidade

Para trazer ainda mais bem-estar a seus colaboradores, é importante manter um controle sobre as exigências para os funcionários. Mantenha o bom ambiente de trabalho, sem esgotar demais os seus colaboradores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem de Burnout, um tipo de doença causada pelo estresse, resultantes de um trabalho desgastante.

Dessa forma, ao tratar o bem-estar dos seus funcionários com responsabilidade e cuidado, você terá uma maior possibilidade garantir a qualidade de vida dos seus colaboradores.

 

Bem-estar corporativo

 

4 – Se possível, adote modos de trabalho flexíveis

Após a pandemia do COVID-19, muitas empresas adotaram modos de trabalho híbridos. Isso pode se tornar uma realidade permanente em sua empresa.

Ao propor uma flexibilidade para que o colaborador escolha onde trabalhar, pode aumentar a qualidade de vida do funcionário, já que ele terá a decisão de quando trabalhar em casa ou no escritório.

Além disso, flexibilidade de horários também pode fazê-lo mais feliz. A abolição de um ponto eletrônico para um ponto mais flexível, por exemplo, fará com que seu funcionário se sinta menos pressionado a cumprir prazos com “precisão britânica”.

 

5 – Estimule o descanso

Durante o expediente, uma pausa pode ser importante, inclusive, para a produtividade. Por isso, defina alguns horários para que seus funcionários possam interagir e tirar o foco de seu trabalho por alguns minutos.

Invista também, se possível, em locais para isso ser praticado, como uma cozinha ou local de descanso.

 

Bem-estar dos colaboradores

 

Crie ou incentive, também, a prática de atividades laborais, que são muito importantes para o bem-estar do seu funcionário.

Se você precisa de ajuda para melhorar o engajamento de seus colaboradores, conte com a Magicel.

Nosso time administra, busca e implementa estratégias e benefícios capazes de aumentar o bem-estar entre os seus colaboradores. Entre em contato com nossos consultores e monte já a sua estratégia para estimular o bem-estar dos colaboradores.

Navegue por Categorias

Conheça a
Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk