Como garantir o engajamento dos colaboradores
People Solutions

Você já entrou em um ambiente de trabalho e sentiu o clima pesado, que os colaboradores aparentavam estar ali somente por obrigação e que não sentiam a menor motivação para realizar suas tarefas? Esse é um sinal claro de falta de engajamento e que é preciso organizar, urgentemente, as ações da empresa. 

Engajamento no trabalho é um indicador que mostra o nível de esforço e tempo aplicado pelos colaboradores em suas tarefas, cumprindo seus objetivos com foco e empenho para que a empresa obtenha sucesso.  

O especialista em pesquisas organizacionais, Stephen Harding, define engajamento como o estado de motivação, dividindo o sentimento em três dimensões: 

Pensar: significa que o indivíduo entende e aceita o que a corporação está tentando fazer e alcançar. Ele acredita nas metas, na estratégia e no valor, e isso o mantém comprometido intelectualmente;  

Sentir: se o pensar é a cabeça, sentir é o coração. A pessoa se sente apaixonada e orgulhosa com o que a organização faz; 

Agir: é representado pelas mãos, se o colaborador acredita na empresa e se sente bem em trabalhar nela, ele vai fazer o necessário para que ela tenha sucesso.  

Segundo ele, é preciso ter as três dimensões para ser um indivíduo completamente engajado.  

5 dicas para engajar os colaboradores  

Dados apontam que, empresas com altos índices de colaboradores engajados tem uma redução de 24% de turnover e 41% no absenteísmo. Além disso, estimasse um ganho de 17% na produtividade, podendo gerar um aumento de mais de 20% de receita.  

Esses números são frutos do esforço e da iniciativa do colaborador engajado em contribuir para o sucesso da empresa, pois possuem pensamentos de dono, trazendo entusiasmo, paixão e energia para o trabalho que desenvolvem.  

Em razão disso, fazer com que seus colaboradores estejam desempenhando seu maior potencial deve ser um objetivo prioritário e constante em toda empresa. O engajamento pode ser influenciado por tudo aquilo que afeta o colaborador e sua relação com o trabalho, com o ambiente e com a empresa. 

Para atingir esses resultados, é fundamental colocar em prática ações capazes de impulsionar o engajamento dos colaboradores.  

Liderança referência  

A cultura do engajamento nasce no topo para a base.  

Líderes competentes, apaixonados e proativos são essenciais para estimular seus liderados a um comportamento positivo, motivado e engajado. A posição de comando deve ser pautada na liderança e não na chefia. O gestor deve demostrar interesse e investir tempo para compreender as necessidades e ambições de seu colaborador, fazendo ele sentir que sua contribuição é valiosa para a empresa.   

É fundamental que os líderes mantenham uma boa comunicação com seus liderados, buscando sempre entender como sua experiência no ambiente de trabalho possa ser melhorada.  

Propósito no trabalho 

Demostrar o valor e a importância do colaborador para a empresa é fundamental para mantê-lo engajado. É papel dos gestores demonstrar, de maneira constante, que as funções desempenhadas pelos colaboradores são importantes e que geram consequências diretas para a organização. 

Estabeleça metas e crie desafios para que eles adquiram um senso de propósito. Conceda autonomia e os envolva em importantes decisões para que se sintam significativos para a companhia. 

Reconhecimento e crescimento 

Ter seu trabalho reconhecido e sentir que possui chance de crescimento dentro da empresa é um dos fatores mais importantes para garantir o engajamento.  

Elogiar o desempenho do colaborador, reconhecendo suas habilidades, enaltece as competências e estimula os demais a se dedicarem para merecer um lugar de destaque na instituição.  

Além disso, ter um plano de carreira bem estruturado é capaz de incentivar o autodesenvolvimento dos colaboradores, que podem ter um objetivo profissional a ser alcançado.   

Ofereça novas responsabilidades e estude tarefas desafiadoras que possam gerar um crescimento. Invista em feedbacks claros e consistentes, explicando como o colaborador pode melhorar seu desempenho.  

E por fim, lembre-se de comemorar as conquistas da empresa com os colaboradores, deixando claro o quanto a participação de cada um foi fundamental para que a companhia tivesse êxito. 

Ambiente adequado 

Criar um ambiente de trabalho saudável é uma tarefa essencial para garantir o engajamento dos colaboradores. Um bom local de trabalho motiva e potencializa os resultados da empresa.  

É importante construir situações em que o colaborador se sinta acolhido no ambiente do ponto de vista afetivo. Isso pode ser feito por meio da criação de locais para descontração e descompressão durante a jornada de trabalho. A estrutura física e os equipamentos da empresa também são relevantes para ter um ambiente com engajamento.  

Benefícios de qualidade 

Investir em benefícios é uma das maneiras de manter o colaborador engajado, além de atrair e reter talentos em sua empresa. As pessoas se sentem mais valorizadas quando constatam que a instituição se preocupa com a sua qualidade de vida e com o seu bem-estar.  

A oferta de benefícios é uma ferramenta de integração entre o colaborador e a empresa, tornando os fluxos de trabalho mais agradáveis e facilitando a interação entre toda a equipe, incluindo os líderes. 

Nos últimos anos, os benefícios flexíveis se tornaram um diferencial e estão garantindo o engajamento dos colaboradores das empresas que utilizam o sistema.  

Cada vez mais, as equipes de trabalho estão sendo compostas por pessoas diversificadas em relação a cultura, idade e personalidade. Logo, ninguém melhor do que o próprio colaborador para entender quais as suas reais preferências e necessidades.  

Engajar os colaboradores só beneficia a empresa, mas para atingir o nível máximo de motivação é importante conhecer os profissionais, suas preferências, aspirações e desejos. 

A Magicel é referência para, junto com os clientes, desenvolver projetos focados na Gestão de Pessoas. Atuamos de forma colaborativa, customizada e inovadora, para encontrar a melhor solução para garantir o engajamento dos seus colaboradores, por exemplo. Entre em contato com nossos consultores e monte já a sua estratégia.  

Navegue por Categorias

Conheça o
People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions

Otimize tarefas e melhore relacionamentos!

Conheça o People Solutions