Você já entrou em um ambiente de trabalho e sentiu o clima pesado, que os colaboradores aparentavam estar ali somente por obrigação e que não sentiam a menor motivação para realizar suas tarefas? Esse é um sinal claro de falta de engajamento e que é preciso organizar, urgentemente, as ações da empresa.
Engajamento no trabalho é um indicador que mostra o nível de esforço e tempo aplicado pelos colaboradores em suas tarefas, cumprindo seus objetivos com foco e empenho para que a empresa obtenha sucesso.
O especialista em pesquisas organizacionais, Stephen Harding, define engajamento como o estado de motivação, dividindo o sentimento em três dimensões:
Pensar: significa que o indivíduo entende e aceita o que a corporação está tentando fazer e alcançar. Ele acredita nas metas, na estratégia e no valor, e isso o mantém comprometido intelectualmente;
Sentir: se o pensar é a cabeça, sentir é o coração. A pessoa se sente apaixonada e orgulhosa com o que a organização faz;
Agir: é representado pelas mãos, se o colaborador acredita na empresa e se sente bem em trabalhar nela, ele vai fazer o necessário para que ela tenha sucesso.
Segundo ele, é preciso ter as três dimensões para ser um indivíduo completamente engajado.
5 dicas para engajar os colaboradores
Dados apontam que, empresas com altos índices de colaboradores engajados tem uma redução de 24% de turnover e 41% no absenteísmo. Além disso, estimasse um ganho de 17% na produtividade, podendo gerar um aumento de mais de 20% de receita.
Esses números são frutos do esforço e da iniciativa do colaborador engajado em contribuir para o sucesso da empresa, pois possuem pensamentos de dono, trazendo entusiasmo, paixão e energia para o trabalho que desenvolvem.
Em razão disso, fazer com que seus colaboradores estejam desempenhando seu maior potencial deve ser um objetivo prioritário e constante em toda empresa. O engajamento pode ser influenciado por tudo aquilo que afeta o colaborador e sua relação com o trabalho, com o ambiente e com a empresa.
Para atingir esses resultados, é fundamental colocar em prática ações capazes de impulsionar o engajamento dos colaboradores.
Liderança referência
A cultura do engajamento nasce no topo para a base.
Líderes competentes, apaixonados e proativos são essenciais para estimular seus liderados a um comportamento positivo, motivado e engajado. A posição de comando deve ser pautada na liderança e não na chefia. O gestor deve demostrar interesse e investir tempo para compreender as necessidades e ambições de seu colaborador, fazendo ele sentir que sua contribuição é valiosa para a empresa.
É fundamental que os líderes mantenham uma boa comunicação com seus liderados, buscando sempre entender como sua experiência no ambiente de trabalho possa ser melhorada.
Propósito no trabalho
Demostrar o valor e a importância do colaborador para a empresa é fundamental para mantê-lo engajado. É papel dos gestores demonstrar, de maneira constante, que as funções desempenhadas pelos colaboradores são importantes e que geram consequências diretas para a organização.
Estabeleça metas e crie desafios para que eles adquiram um senso de propósito. Conceda autonomia e os envolva em importantes decisões para que se sintam significativos para a companhia.
Reconhecimento e crescimento
Ter seu trabalho reconhecido e sentir que possui chance de crescimento dentro da empresa é um dos fatores mais importantes para garantir o engajamento.
Elogiar o desempenho do colaborador, reconhecendo suas habilidades, enaltece as competências e estimula os demais a se dedicarem para merecer um lugar de destaque na instituição.
Além disso, ter um plano de carreira bem estruturado é capaz de incentivar o autodesenvolvimento dos colaboradores, que podem ter um objetivo profissional a ser alcançado.
Ofereça novas responsabilidades e estude tarefas desafiadoras que possam gerar um crescimento. Invista em feedbacks claros e consistentes, explicando como o colaborador pode melhorar seu desempenho.
E por fim, lembre-se de comemorar as conquistas da empresa com os colaboradores, deixando claro o quanto a participação de cada um foi fundamental para que a companhia tivesse êxito.
Ambiente adequado
Criar um ambiente de trabalho saudável é uma tarefa essencial para garantir o engajamento dos colaboradores. Um bom local de trabalho motiva e potencializa os resultados da empresa.
É importante construir situações em que o colaborador se sinta acolhido no ambiente do ponto de vista afetivo. Isso pode ser feito por meio da criação de locais para descontração e descompressão durante a jornada de trabalho. A estrutura física e os equipamentos da empresa também são relevantes para ter um ambiente com engajamento.
Benefícios de qualidade
Investir em benefícios é uma das maneiras de manter o colaborador engajado, além de atrair e reter talentos em sua empresa. As pessoas se sentem mais valorizadas quando constatam que a instituição se preocupa com a sua qualidade de vida e com o seu bem-estar.
A oferta de benefícios é uma ferramenta de integração entre o colaborador e a empresa, tornando os fluxos de trabalho mais agradáveis e facilitando a interação entre toda a equipe, incluindo os líderes.
Nos últimos anos, os benefícios flexíveis se tornaram um diferencial e estão garantindo o engajamento dos colaboradores das empresas que utilizam o sistema.
Cada vez mais, as equipes de trabalho estão sendo compostas por pessoas diversificadas em relação a cultura, idade e personalidade. Logo, ninguém melhor do que o próprio colaborador para entender quais as suas reais preferências e necessidades.
Engajar os colaboradores só beneficia a empresa, mas para atingir o nível máximo de motivação é importante conhecer os profissionais, suas preferências, aspirações e desejos.
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