Você saberia dizer quais são os requisitos de um bom Diretor de TI do futuro?
Gestão de Risk
Equipe trabalhando pensando em uma liderança ligada a tecnologia

Inovação: essa será a palavra mais presente em nosso futuro, consequentemente, a palavra que deve estar diretamente ligada a experiência dos próximos líderes da tecnologia. Se você ainda não se atentou a importância de ter uma liderança ligada a tecnologia, ou a importância de sabermos utilizarmos o melhor dela para prosperar, é bom começar agora mesmo a mudar seu pensamento.

A tecnologia está sendo um dos principais fatores responsáveis por ditar tendências e reformular o atual cenário competitivo. Apesar da tamanha necessidade, a grande maioria das organizações ainda estão nos estágios iniciais nesse processo de transformação, isso porque há diversos fatores que atrasam o progresso.

Podemos citar como um dos maiores desafios relacionados a essa situação a questão de muitos CIOs não assumirem o papel de grandes responsáveis por transformar a área de TI em uma área que promova o valor do negócio.

Essa dificuldade, ainda muito presente em milhares de empresas, exige dos CIOs que desejam prosperar e destacar, se manterem alinhados com a meta de se transformar tecnologicamente cada vez mais.

Tal transformação pode se dar inicialmente a partir de três ações:

  1. Compreender o real papel da tecnologia em seu negócio.
  2. Entender a importância do papel da tecnologia como fonte de inovação e otimização da experiência dos clientes.
  3. Reinventar a tecnologia como produto final.

É necessário transformar o conceito da área de TI a partir de uma implementação de uma metodologia mais ágil; automação integral; plataforma com serviços em nuvem; entre outras estratégias que desenvolvam uma base duradoura.

Para ser possível acompanhar os avanços tecnológicos, as empresas devem elaborar uma arquitetura flexível fundamentada por plataformas que possibilitem a proteção de sistemas a partir da cibersegurança avançada.

 

Características de um CIO de sucesso

Para o TI realmente entender que ele é uma peça fundamental em todo esse quebra cabeça que é o mundo dos negócios, o CIO de sucesso precisa apresentar uma série de habilidades e capacidades bem abrangentes. Separamos as 3 principais delas. Confira:

 

Saber observar o negócio de dentro para fora

Os CIOs precisam estar preparados para interagir com o negócio de diferentes formas. Ou seja, é necessário saber investir um determinado tempo com líderes e gerentes de outras áreas para realmente compreender de que forma a sua área está impactando no produto final. A partir dessa habilidade junto com acompanhamento contínuo de relatórios, você se tornará um CIO mais preparado para atuar e solucionar questões que envolvam a experiência dos clientes.

 

Ter mais iniciativa em ações que geram receita

É fundamental que os CIOs de sucesso sejam capazes de desenvolver uma afinidade maior com os seus negócios, assumindo a responsabilidade de propor iniciativas que gerem mais impacto, como por exemplo o lançamento de um produto digital.

Hoje temos um cenário no qual os CIOs e suas equipes possuem um conhecimento aprofundado em sistema que apoiam outras áreas do negócio. Entretanto, com experiências limitadas em relação a propor o novo. Por isso que é tão indispensável que um CIO de sucesso tenha mais iniciativa e uma liderança ligada a tecnologia.

 

Tornar as ações de TI mais engajada com o negócio

Na maioria das vezes, muitas decisões da área de tecnologia não passam por uma análise criteriosa por líderes de outros setores. As discussões se concentram unicamente nos custos e na estratégia geral. Diante disso, espera-se dos CIOs transformadores a capacidade de propor um engajamento dessa área com o negócio ao todo. O mundo corporativo precisa de uma relação mais próxima e direta com as tendências tecnológicas, e quem pode propor isso, é você, um CIO de sucesso.

 


 

O futuro pede mudança, inovação e mais iniciativa em relação ao mundo tecnológico. Siga nossas redes sociais e acompanhe diversos conteúdos para otimizar a sua atuação e o do seu negócio.

Newsletter

Receba os melhores materiais de consultoria empresarial do mercado! Se inscreva agora!

Conheça a
Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk

Tenha soluções centradas em suas necessidades.

Conheça a Gestão de Risk