Os dias mais frios e secos são os mais problemáticos para a nossa saúde. Enquanto isso, no outono e, principalmente, no inverno, as doenças respiratórias se tornam corriqueiras por diversos fatores:
- Clima frio e chuvoso, que podem atrapalhar as rotinas
- Poeira e ácaros presentes nos casacos e outras roupas de frio que permaneceram guardados no armário durante os meses mais quentes
- Surtos de gripes e outras doenças comuns nos dias frios.
Esses são os gatilhos para os colaboradores sofrerem com Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC), como resfriados, rinite, rinossinusite, faringite, gripe, asma e outras infecções, aumentando o número de colaboradores utilizando planos de saúde. O resultado é mais colaboradores doentes, gerando faltas que poderiam ser prevenidas.
Como as empresas podem orientar seus colaboradores para manter a saúde nos dias de frio mais intenso de forma preventiva? A Magicel sabe o que fazer…
Prevenção
Orientar seus colaboradores para realizarem check-ups completos e manterem as vacinas em dia é um excelente começo. A prevenção com medicamentos, vitaminas e vacinas adequadas, além de cuidados com o ambiente e com as roupas para evitar mofo e poeira, reduz a incidência de crises de asma e outras doenças relacionadas ao frio.
Alguns fatores que podem piorar o quadro de quem já está sofrendo dos males dos dias frios incluem:
Ácaros presentes em cobertores e jaquetas guardados no armário.
Poeira, poluição e cheiros fortes de produtos químicos, como perfumes, que podem irritar os brônquios.
Evitar o consumo exagerado de alimentos gelados.
Nos dias de frio, o colaborador que não se cuida pode apresentar falta de ar, tosse crônica, espirros, coriza e broncoespasmo, que é o chiado no peito.
O papel dos planos de saúde no inverno
Devido às condições típicas dessas épocas frias do ano, os planos de saúde são mais acionados. O benefício é uma garantia para os colaboradores cuidarem da sua saúde diante de dias de frio mais intenso.
Ao disponibilizar um plano de saúde confiável, a empresa está garantindo a prevenção de doenças típicas do frio. Portanto, as empresas podem tomar a dianteira e incentivar que seus colaboradores fiquem atentos com ações preventivas. É no frio que cenários envolvendo gripes fortes, como H1N1, merecem maior atenção.
A mudança de clima e tempo por si só já é motivo de atenção para a saúde do colaborador. Quem trabalha com gripe forte tem uma grande chance de espalhar a doença para seus colegas, aumentando o número de pessoas enfermas e incapacitadas por algo que pode ser prevenido.
Dicas para evitar que as baixas temperaturas prejudiquem equipes de trabalho
1 – Atenção com a alimentação:
No frio, a fome aumenta. E com isso, o corpo necessita de mais energia e pede por mais recursos, portanto, é bem fácil para uma pessoa comer mais, principalmente alimentos mais gordurosos. A empresa pode orientar nessa questão da nutrição e incentivar dietas equilibradas, ricas em vitamina C, por exemplo, com frutas cítricas, fundamentais para combater a gripe. Neste caso, o nutricionista pode ajudar na elaboração de uma dieta adequada.
2 – Hidratação constante:
No inverno, também se perde líquidos, principalmente se a pessoa estiver doente. Beber muita água deve ser uma rotina amplamente incentivada durante o inverno, mesmo quando não se sinta sede. Dois litros por dia mantêm o organismo funcionando muito bem, algo vital para ajudar no combate à gripe.
3 – Arejando tudo:
Vale para ambientes de trabalho e para as casas dos colaboradores. Quando falamos sobre ácaros presentes em roupas e cobertores guardados em armários, é importante falar sobre ambiente arejado para dissipar esse problema. Por exemplo, no inverno, é comum manter janelas e portas fechadas, o que não é nada saudável quando falamos de poeira. A renovação do ar, nem que seja por alguns minutos, é importante para evitar a contaminação do ambiente. Quem sofre de rinite, asma e outras doenças respiratórias agradece.
4 – Pele protegida:
Protetor solar no inverno? Sim, faz todo sentido. Os raios solares estão presentes o ano todo, e no inverno não é diferente. Por não usarmos roupas muito leves devido ao frio, existe a crença de que o sol não será prejudicial, mas os raios UVA e UVB estão tão fortes quanto em um dia de verão! Incentivar o uso de filtro solar e hidratantes durante o inverno ajuda a evitar problemas como o câncer de pele. O próprio frio, principalmente quando venta muito, é alvo de diversas ações climáticas que prejudicam nossa pele.
5 – Água quente:
O frio desperta uma vontade enorme de tomar banhos mais demorados, muitas vezes com água extremamente quente. Isso prejudica a pele também, causando problemas dermatológicos que podem se agravar com o tempo, além de aumentar o valor das contas de água, gás e energia elétrica. Banhos rápidos na temperatura adequada ajudam a manter a saúde!
6 – Vacinação em dia:
Colaboradores vacinados têm menos probabilidade de se contaminar ou, se pegarem uma gripe, sentirão menos os impactos. Portanto, quem faz parte de grupos de risco precisa se vacinar, pois os vírus não escolhem quem atacar.
Aproveitando o momento, é interessante a empresa ser responsável e explicar os motivos que tornam a atualização de todas as vacinas pendentes algo importante, independentemente da época do ano.
A Magicel reconhece a importância da prevenção para o melhor uso dos benefícios e para uma gestão mais eficiente e econômica no final das contas! Chegou o momento de incentivar seus colaboradores a manterem a saúde em dia durante os dias mais frios do ano!