Nosso

Blog

1 ano vivendo em uma pandemia: lições para o RH guardar consigo

Nessa semana completará um ano que o Brasil sobrevive em meio a pandemia do novo coronavírus. Se mostrando diferente de qualquer outra coisa já vivida, essa realidade gerou os mais diversos aprendizados a todos, principalmente aos profissionais de RH. Diante de tudo isso, hoje separamos as principais lições que o RH deve guardar para continuar melhorando. Confira!

Há um ano o mundo convive com a constante procura por adaptação. Desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil, em março de 2020, os brasileiros enfrentam grandes dificuldades. Ainda continuamos lidando com muitas questões, porém, agora, muito mais aptos a conviver com os desafios do que no início.

E falando em desafios, entre os principais setores que tiveram que se reorganizar e se preparar coletivamente para as mudanças ocasionadas por esse “novo normal” foi o Rh. Sendo responsável por gerenciar pessoas, propor bem-estar a equipe e extrair o melhor de todos, tais profissionais da área se viram correndo atrás de mudanças significativas que garantissem resultados mais benéficos.

Mesmo tendo sido incentivadas por um motivo irregular (ninguém imaginava viver uma pandemia de tal proporção), as mudanças causadas por esse cenário trouxeram grandes conquistas que devem ser mantidas até mesmo quando tudo estiver mais estável.

Pensando nisso, vamos chamar tais mudanças de lições e relembrarmos algumas que foram super positivas para continuarmos utilizando e sempre melhorar nossa função? Confira as 5 principais lições neste artigo.

1. Tecnologia x Rh: grandes aliados

Já faz alguns anos que vivemos um período no qual a tecnologia está em constante ascensão. Entretanto, com os impactos da pandemia, os profissionais de Rh se viram pressionados para aderir as transformações digitais em massa.

Mesmo ainda muitas pessoas hesitando digitalizar os processos tradicionais, é importante ressaltarmos que se não fosse a tecnologia, estaríamos vivendo esse período com ainda mais desafios. Por tanto, a primeira lição que o Rh deve levar consigo é a de olhar para a tecnologia como uma grande aliada e utilizar da melhor forma possível tudo que ela permite a esse setor.

2. Precisamos abrir espaço para as videoconferências

A principal mudança desses últimos tempos foi o distanciamento social que precisávamos, e ainda precisamos, manter. Essa é uma mudança extremamente significativa, pois se pararmos para pensar sobre as obrigações que cumprimos em nosso dia a dia, vamos chegar à conclusão que grande parte delas requer de nós o convívio em sociedade.

Diante de uma questão como essa, as videoconferências que, até então, eram vistas como o último recurso, passaram a ter um grande valor. Impossibilitados de ficarmos próximos fisicamente de uns aos outros, a tecnologia nos possibilitou nos conectarmos independente de nossa distância.

3. Podemos contratar alguém sem mesmo ter dado um aperto de mão

Mais uma das lições para o Rh guardar consigo é sobre os diversos modos de contratação que surgiram em meio a pandemia. Novamente motivado pela exigência do distanciamento social, os profissionais de Rh tiveram que encontrar formas para manter as contratações eficientes e seguras.

Diferente do que muitos pensavam sobre a necessidade de estar cara a cara com os candidatos para escolher entre tantos o mais adequado, a pandemia veio e mostrou que isso não é verdade. Mais uma vez a tecnologia auxiliou nesse quesito e mostrou que bons recrutadores podem avaliar candidatos de forma remota, tão bem online quanto presencialmente.

4. Planejar com antecedência a solução, sempre é a melhor opção

Devido a pandemia ter se mostrado de forma inesperada e urgente, as ações estabelecidas pelo Rh para se adaptar a tal situação foram passíveis de muitos erros.

Diante disso, uma das mais importantes lições que o Rh deve manter é o fato de sempre manter um planejamento focado em soluções de possíveis problemas que a equipe e a empresa por si só possam vir a apresentar.

Com certeza esse 1 ano vivendo em uma pandemia não foi fácil. Porém, precisamos observar tudo o que vivemos e transformar em aprendizados e soluções para possíveis problemas do futuro.

Para aumentar ainda mais a segurança do seu Rh, que tal saber mais sobre a nossa Gestão de People Solutions? Com ela, podemos otimizar as estratégias e o relacionamento entre a sua empresa-colaborador.

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Colaboradores mais saudáveis ​​são mais felizes. As empresas...

A pandemia mudou tudo, e um dos...

Dentre todos os benefícios que uma empresa...

Ver mais